São Paulo (SP)  - O ano de 2012 foi difícil para a Alcoa, mineradora e produtora de alumínio. Com prejuízo global nos três primeiros trimestres do ano, em razão da queda no preço do aço, a companhia só voltou ao azul no quarto trimestre. Mas no Brasil o humor dos funcionários não acompanhou a baixa.

Segundo a última pesquisa feita pelo RH, a satisfação dos empregados está em alta, principalmente quando o quesito é equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. A política de horários flexíveis e home office, bem como a Short Friday, que permite que as pessoas saiam às 15 horas todas as sextas-feiras durante os meses do verão, fazem sucesso entre os jovens.

Mas o que mais agrada aos “alcoanos” é a possibilidade de dar ideias e vê-las postas em prática. O programa Degrees of Implementation, que permite que todos os funcionários apresentem um projeto e recebam apoio para implementá-lo caso seja aceito, é considerado por eles uma importante vitrine.

Outros mecanismos facilitam o compartilhamento de sugestões, principalmente depois que a inovação passou a figurar entre os valores da empresa no ano passado. “Aqui as ideias não ficam no papel. Elas realmente são praticadas e reconhecidas”, diz um empregado. A política de incentivo aos estudos, com bolsas que chegam a 90% para cursos de idiomas e MBAs, também é valorizada.

Um ponto a ser melhorado, na avaliação dos jovens, é a lentidão nos processos e a burocracia, que acabam dificultando o dia a dia. Em contrapartida, a diversidade e o tratamento igualitário dispensado a todos contam pontos com o público jovem, embora eles destaquem que poderia haver mais mulheres em cargos de chefia, especialmente nas plantas.

“Estamos muito atentos a essa questão e oferecemos  um bônus aos gestores para que eles aumentem o número de mulheres em posições de liderança”, diz Vania Akabane, diretora de recursos humanos.

Ponto(s) positivo(s) Ponto(s) negativo(s)
As fortes políticas de subsídio ao estudo, que incentivam o aprimoramento profissional. E Os canais e os programas bem estruturados de incentivo ao compartilhamento
de ideias da empresa.
 A estrutura burocrática e muito hierarquizada faz com que as mudanças aconteçam lentamente. E a integração entre as diferentes unidades poderia ser maior, facilitando a visibilidade
de oportunidades.

Tópicos: Empresas, Alcoa, Siderurgia e metalurgia, Empresas americanas, Melhores Empresas para Começar a Carreira, Carreira jovem, Mercado de trabalho, Recursos humanos, Gestão de pessoas, Gestão