Fortaleza (CE) - Sediado em Fortaleza (CE), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) atua na venda de microcrédito em todo o Nordeste, Brasília, norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Para dar conta de tamanha dispersão geográfica, a área de desenvolvimento humano costuma visitar os postos de todos os estados, com o objetivo de checar, in loco, o cumprimento de metas, o desempenho dos funcionários, eventuais lacunas e níveis de motivação.

Em 2011, a ação foi focada no programa Líderes de Desempenho, que partiu da seleção de profissionais com conceitos C e D, os mais baixos. O trabalho foi individual, conforme as necessidades de treinamento de cada um, e os resultados apareceram já no fim do ano. Do grupo selecionado, 40% passaram ao conceito A, o que permitiu que o Inec alcançasse sua meta de crescimento dois meses antes do prazo estipulado.

Já para coordenadores e potenciais coordenadores, o Instituto oferece o curso de formação de assessores coordenadores, que existe desde 2006 e já treinou todos os gestores. Neste ano, foi criado um novo curso semelhante a esse, mas destinado aos coor­de­nadores de postos, que compõem a liderança intermediária.

Isso porque o Inec precisa antecipar a formação dos profissionais para fazer frente à expansão projetada a partir do lançamento de uma nova linha de microcrédito. A preocupação com o desenvolvimento de seu time é, na verdade, uma das prioridades. Em 2011, o investimento em formação foi de 3,2 milhões de reais, sem contar a verba alocada para o subsídio destinado à educação, que, hoje, beneficia cerca de 500 empregados.

Outro benefício que ganha destaque é o auxílio-creche, para filhos de até 7 anos, de 93,30 reais por criança. Uma vez, um servente entrou na sala da diretora administrativa do Inec assustado, dizendo que tinha recebido um "dinheirão", mas aquilo estava errado e não queria ficar com nada que não fosse dele. Quando conferiu o contracheque do funcionário, a diretora explicou que era o benefício pago a cinco filhos em idade do auxílio-creche. Matreiro, o servente riu e saiu dizendo que podia, então, ter mais filhos.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Para muita gente, o Inec corresponde ao primeiro emprego formal. O Instituto contrata pessoas sem experiência e oferece treinamento para que cresçam. Falta um programa de remuneração variável para o corpo administrativo. A ginástica laboral não acontece em todas as unidades.

Tópicos: Melhores Empresas para Trabalhar, Setores, Serviços diversos, Revista VOCÊ S/A