Joinville (SC) - Do estágio à presidência. Foi esse o caminho trilhado por Roberto Holthausen Campos, presidente da Embraco, fabricante de compressores e subsidiária da Whirlpool S/A no país. Ele começou na empresa em 1986, na área de engenharia e após 25 anos, seis cargos e três implantações de fábricas — na Itália, na Eslováquia e na China — conquistou o posto mais alto da companhia e a admiração de toda a equipe.

Roberto é um dos exemplos de como a Embraco, com sede em Joinville (SC), prefere formar seus líderes — dentro de casa. Não à toa ela se destacou no Guia deste ano como a melhor de seu setor, mas também como um exemplo na formação de liderança. De seus 172 executivos (entre gerentes e diretores), 125 vieram da base.

E não há subjetividade na escolha das chefias. Cada profissional é promovido com base nos resultados que entrega na organização. "Sempre há uma avaliação detalhada do desempenho de cada candidato antes de uma promoção ser efetivada", diz um funcionários. Quem já está na liderança ou prestes a chegar lá conta com ferramentas exclusivas de desenvolvimento.

Uma delas é o programa Embraco Way of Leading, o jeito Embraco de liderar, pelo qual passaram 250 empregados em 2011. Os profissionais identificados com perfil de liderança entram para o Emerging Talents, para que estejam prontos para assumir uma posição de chefia mais para a frente. Para a alta gerência, há o programa Líder do Futuro, iniciado no ano passado e que segue durante 2012.

E os 24 diretores da companhia passaram por uma atualização em gestão de pessoas em 2011. Existem até mesmo canais de comunicação focados no time de supervisores e gerentes. O principal deles é o Info-Líder, que, por meio de orientações por e-mail, faz com que o grupo dissemine de forma eficaz as informações da Embraco.

Semanalmente, eles fazem também reuniões com as respectivas diretorias para alinhar as metas e as estratégias. "Os líderes não são como tartarugas em cima do poste. Sabemos que eles alcançaram essas posições por mérito e dedicação", afirma um profissional, que também sabe que pode chegar lá no topo um dia.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Os benefícios incluem assistência médica para parceiros do mesmo sexo, berçário e bonificação de um salário para quem vai se casar. OA equipe reclama da falta de vagas para todos no estacionamento, obrigando quem usa carro a procurar alternativas em estabelecimentos próximos.

Tópicos: Embraco, Empresas, Melhores Empresas para Trabalhar, Revista VOCÊ S/A