Aguarde...

Farmacêutico | 01/09/2012 00:00

A Phito Fórmulas foca o desenvolvimento da empresa

Atualmente a atenção está voltada para a criação de uma nova farmácia, com recursos multimídia e interativos

Renata Avediani, da

Divulgação

Unidade da Phito Fórmulas

Unidade da Phito Fórmulas

Sorocaba (SP) - Até o fim do ano a Phito Fórmulas, farmácia de manipulação, de Sorocaba (SP), deve aumentar em 18% seu quadro de funcionários. Nos últimos 12 meses o aumento foi de 28%. Isso tudo para apoiar o plano de crescimento da empresa, que deve culminar com a inauguração de uma nova loja.

O projeto vem sendo planejado há cinco anos, teve sua inauguração adiada em 2011, mas, segundo Sérgio Benites, fundador e principal executivo da Phito, até o fim deste ano deve, finalmente, sair do papel. A proposta é proporcionar uma experiência diferente aos clientes por meio de gôndulas interativas, cheiros, sons, vídeos e atendimento diferenciado.

"Participar da concepção, do planejamento e da implantação de um projeto como esse tem sido mais engrandecedor do que um MBA", diz um dos gestores, que estão diretamente envolvidos com a empreitada. O crescimento acelerado tem criado uma preocupação em manter viva a cultura da empresa.

Por causa disso, em 2011 seus valores foram revistos. Para difundir e reforçar cada um deles, foram realizadas campanhas e atividades internas que envolveram todos os empregados. Além disso, o jornal eletrônico e as reuniões trimestrais com todas as equipes para comunicar resultados, repassar novidades e realinhar metas têm cumprido o objetivo de manter a turma informada.

Mas a Phito ainda precisa dar mais atenção às suas práticas relacionadas à carreira. A avaliação de desempenho formal só acontece até o terceiro mês de casa do empregado, não há um plano de carreira estruturado e o programa de recrutamento interno formal não parece funcionar muito bem.

Os benefícios também merecem um alerta. Mesmo sendo uma empresa relacionada à saúde, não há plano de saúde para todos. Apenas os gestores e os que somam mais de dois anos de casa têm direito ao benefício (que não permite a inclusão de dependentes). Por lá também não há previdência privada e o vale-refeição é considerado baixo. Melhorias importantes para as companhias que querem crescer e manter o clima em alta. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Na reunião mensal com os gestores, as equipes podem listar três pontos de melhoria, e os líderes são cobrados a trazer uma resposta em até 30 dias. Os funcionários acham que a empresa deveria reverter em banco de horas o tempo investido pelo pessoal nos cursos realizados aos domingos.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados