O apetite dos chineses por empresas cresceu (e está diferente)

No ano passado, os setores de eletrônicos e de energia foram os mais visados pelas empresas chinesas

São Paulo – A China tem despontado como uma grande compradora de empresas estrangeiras no mundo. Apenas em 2016, mais de 145 bilhões de dólares foram gastos por companhias chinesas para adquirir negócios fora do país — um número inédito. Além de aumentar o valor das aquisições, mudou o perfil das empresas mais visadas pelos chineses.

Se, em 2010, o foco estava em setores como petróleo, gás, mineração e eletricidade, hoje o de eletrônicos é o mais procurado. Segundo um estudo recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube dos países ricos, isso revela uma mudança de estratégia do próprio governo chinês, que agora busca melhorar a capacidade tecnológica das companhias do país comprando empresas estrangeiras.

A OCDE afirma que há um problema nessa onda de aquisições. Como a maioria das companhias compradoras são estatais — que recebem todo tipo de vantagem do governo —, existe o risco de que vários mercados no mundo passem a sofrer uma concorrência desleal. Para a OCDE, uma solução é os países adotarem regras de concorrência comuns e novas regulamentações para tornar a gestão das estatais mais transparente e livre de interferência política. Só falta combinar com a China.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s