Guia de Sustentabilidade 2017| Revista Exame | EXAME.com
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INSCRIÇÕES

Guia de Sustentabilidade 2017

A História da Pesquisa e Como ela Funciona

O Guia EXAME de Sustentabilidade nasceu em 2000, com o nome de Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa. O propósito da publicação, pioneira no Brasil e no mundo, era identificar, avaliar e divulgar as melhores práticas de responsabilidade social adotadas pelas companhias no Brasil e escolher, após essa análise, as chamadas “empresas-modelo”. Esse mapeamento era feito depois que as empresas respondiam voluntariamente a um longo e detalhado questionário, baseado em um conjunto de indicadores formulado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, instituição pioneira na divulgação do conceito de responsabilidade social corporativa no Brasil.

Em 2007, EXAME decidiu aprimorar a metodologia que utilizava para avaliar as empresas participantes e escolher as empresas-modelo. Para isso, passou a contar com a ajuda de um parceiro do mundo acadêmico – o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), instituição que se tornou referência no tema da sustentabilidade no país. Nesse mesmo ano, a direção da revista decidiu mudar o nome da publicação para Guia EXAME de Sustentabilidade. No ano seguinte, a redação de EXAME, baseando-se em critérios editoriais e jornalísticos, passou a escolher, dentre as empresas-modelo, a Empresa Sustentável do Ano.

A partir de 2013, em sua 14ª edição, a pesquisa do Guia EXAME de Sustentabilidade passou a destacar as empresas que são referência em sustentabilidade nos seus respectivos setores.

Em 2016, o Guia contou com a participação de 190 companhias que operam no Brasil. Confira todas as etapas do processo e as vantagens de participar do maior e mais respeitado levantamento sobre estratégia corporativa de sustentabilidade do país.



1. Para participar, basta que a empresa se inscreva gratuitamente e preencha o questionário dentro do prazo estabelecido. Em 2017, o prazo de inscrição e de preenchimento do questionário tem início no dia 3 de maio e se encerra no dia 30 de junho. A inscrição e o preenchimento do questionário poderão ser feitos a partir do dia 3 de maio, clicando aqui.

2. O questionário é composto por aproximadamente 150 perguntas, agrupadas em quatro partes de mesmo peso. Na primeira são abordadas questões sobre compromissos, transparência e governança corporativa. As demais tratam das dimensões econômico-financeira, social e ambiental da sustentabilidade empresarial. Além de responder ao questionário, as empresas são convidadas a relatar iniciativas recentes relacionadas à sua estratégia de sustentabilidade.

3. Concluído o prazo de preenchimento, em meados de junho, as respostas são analisadas pelo GVces de modo a selecionar o grupo de empresas com os melhores desempenhos nas quatro dimensões do questionário e também no geral.

4. Entre julho e agosto, essas companhias poderão ser contatadas por jornalistas de EXAME para apresentar evidências das informações prestadas no questionário. Esse grupo de participantes será então submetido a um conselho deliberativo – formado por especialistas –, que escolherá as destaques em cada um dos setores – e a melhor de cada setor. Após a reunião do conselho, realizada em meados de setembro, as empresas escolhidas para figurar no Guia são comunicadas, em sigilo, e as demais participantes informadas de que o processo de seleção foi concluído. É também nessa época que EXAME, usando critérios jornalísticos, escolhe, dentre as melhores dos setores, a Empresa Sustentável do Ano.

5. O Guia também destaca empresas por seu desempenho nos seguintes temas: governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão de resíduos, mudanças climáticas, relação com clientes e ética e transparência.

6. Nos meses de setembro e outubro, as empresas destacadas em seus respectivos setores e as companhias destaques nos temas serão entrevistadas por jornalistas de EXAME para a produção das reportagens. As demais empresas participantes da pesquisa também poderão ser contatadas pelos jornalistas para ilustrar as outras várias reportagens relacionadas à sustentabilidade que compõem a publicação.

7. É também no mês de setembro que todas as participantes podem acessar o relatório que apresenta o desempenho da companhia por dimensão, critérios e indicadores, assim como as médias de todo o universo pesquisado e também das empresas que são destaque em seus respectivos setores. Dessa forma, o relatório constituiu uma ótima ferramenta para avaliar a estratégia de sustentabilidade de uma empresa, definir melhorias e planos de ação.

8. Em novembro o Guia é lançado.
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