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Comércio eletrônico | 19/04/2012 05:55

Galeria do rock: Wolfgang's Vault

Como o empresário americano Bill Sagan transformou uma coleção de suvenires de bandas de rock num site que vende cerca de 30 000 itens, como músicas em MP3, vídeos e camisetas

Yuri Vasconcelos, da

Reprodução

Original em aquarela de um pôster raro

Original em aquarela de um pôster raro: "A mais importante coleção de suvenires do rock e gravações reunidos num só negócio"

São Paulo - Uma empresa de São Francisco, na Califór­nia, a Wolfgang’s Vault, está fazendo dinheiro com a venda de uma grande coleção de raridades que contam a história do rock desde os efervescentes anos 60 até hoje.

São mais de 30.000 itens entre cartazes dos primeiros shows de bandas como Led Zeppelin e The Who, ingressos originais para concertos de astros como Jimi Hendrix e Bob Marley, gravações de shows históricos de bandas como Pink Floyd, Santana e Sex Pistols, além de uma infinidade de fotos de shows e bastidores, camisetas antigas e documentos raros, como o contrato original do primeiro show de Janis Joplin no The Fillmore, lendária casa de espetáculos de São Francisco, pelo qual a roqueira recebeu míseros 500 dólares.

Recentemente, o Wolfgang’s Vault foi definido pelo jornal de negócios americano The Wall Street Journal como o site que mantém "a mais importante coleção de suvenires do rock e gravações reunidos num só negócio". Esse material todo foi colecionado ao longo de quase três décadas pelo produtor musical Bill Graham, considerado o maior agenciador de shows dos primórdios do rock.

Graham morreu em 1991, quando o helicóptero em que viajava, voltando de um espetáculo, caiu sobre uma torre de alta tensão. Anos após sua morte, o acervo passou por várias mãos. Foi inicialmente comprado pelos funcionários de sua produtora, que o venderam para outra empresa. Em 2003, o empresário William Sagan, presidente da Fiserv, uma fornecedora de ferramentas de tecnologia para seguradoras, pagou mais de 5 milhões de dólares pela coleção. 

Depois de seis meses catalogando todos os itens e armazenando-os num galpão climatizado em São Francisco, Sagan criou o site Wolfgang’s Vault para vender itens do acervo pela internet. No ano seguinte, fechou contratos para oferecer, com exclusividade, fotos de alguns dos mais prestigiados fotógrafos especializados em rock.

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