“Versão Beta, decida ser incrível” [Rodrigo Barros] | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

“Versão Beta, decida ser incrível” [Rodrigo Barros]

Claudia Augelli

No episódio 9, da websérie Mundo do Dinheiro – Rodrigo Barros e a Vida no Vale do Silício – eu fui até a sede da Boali gravar com o Rodrigo Barros, sócio fundador de uma startup no Vale do Silício – a Hands On TV – e da própria Boali, que hoje já está com 38 lojas espalhadas pelo Brasil. Desde então, nos tornamos grandes amigos.

O Rodrigo é um cara incrível, totalmente “fora da curva” e extremamente generoso. Ele encabeça o Startup Tour, uma competição entre startups, que passa por 8 países da Europa (Berlim, Amsterdam, Copenhague, Paris, Estocolmo, Portugal, Londres e Barcelona), cujo prêmio esse ano será de 1.250.000,00 euros.

Na próxima segunda-feira (8/agosto), Rodrigo lança o livro VERSÃO BETA, DECIDA SER INCRÍVEL, às 19h na livraria Cultura do shopping Iguatemi (São Paulo).


SINOPSE: Como pensam e como se comportam aqueles que realizam suas visões e impactam de forma transformadora o mundo e a vida das pessoas? O que cada um de nós pode aprender com eles e, em especial, com a cultura que rege o Vale do Silício, o ecossistema com maior concentração de inovações disruptivas do planeta? “Versão Beta” é um livro que procura responder a essas questões, desvendando e estruturando o modelo mental que rege os ambientes inovadores e os mais notáveis empreendedores da atualidade, visando tornar este conhecimento útil e aplicável à vida de cada indivíduo, de todas as pessoas ­ empreendedoras ou não -­ que desejam assumir o protagonismo de suas histórias e realizar seus sonhos. Por que Versão Beta? Ora, porque para o autor, Rodrigo Barros, é preciso assumir que somos sempre uma versão inacabada de nós mesmos para estarmos abertos ao universo de oportunidades da jornada e deixarmos de ser simples sonhadores para nos tornarmos verdadeiros realizadores! E essa é apenas uma das premissas preciosas que o livro traz, tocando cada leitor de forma única, de acordo com seu contexto e seu repertório de vida.


A história desse livro é bastante peculiar. Rodrigo ministrava uma palestra durante o evento Segredo da Virada, e quando chegou na hora do Q&A [sessão de perguntas e respostas] alguém questionou: Rodrigo, por que você não escreve um livro? E ele escreveu! Em 7 dias colocou um site no ar e vendeu 500 livros em 8 horas (sem que a obra tivesse ao menos seu título definido).

O livro fala sobre propósito, visão e execução, e traz casos reais, de grandes ícones do empreendedorismo e do próprio autor, para contextualizar e inspirar o leitor. O Rodrigo me confidenciou que o seu grande objetivo é transformar o “sonhador” em “fazedor”.

Quando perguntei a ele sobre a escolha do tema, os olhos dele brilharam e ele respondeu com convicção: “somos todos eternos aprendizes, somos uma obra em evolução. Não existe ponto final, somente a jornada. Somos uma versão beta de nós mesmos.”

O livro está muito bem estruturado, são 195 páginas, divididas em:

Parte 01: 5 Ps [Propósito – Paixão – Protagonismo – Progresso – Paciência]

Parte 02: Simplicidade, Colaboração e Conexão

Parte 03: Visão e Execução

Parte 04: Descubra – Aprenda – Compartilhe

Foi prefaciado pelo bilionário Carlos Wizard e está sendo lançado pela editora Enkla [nova empreitada da Bel Pesce]. Só na “pré-venda” já foram vendidas mais de 7.000 unidades!

Ganhei um exemplar de presente do Rodrigo, e só posso dizer que é um livro fascinante, daqueles que você não consegue parar de ler. O livro convida a reflexões importantes e entrega muito valor. O conteúdo é de primeira, recheado de exemplos práticos e exercícios.

Vou compartilhar com vocês alguns trechos (que mais gostei):

“Foi a decisão mais difícil da minha vida (doeu!). Mas o que eu quero que você entenda é que a decisão que tomei não foi parar de jogar futebol. A decisão foi a de não aceitar a mediocridade. A decisão foi buscar aquilo em que eu pudesse ser incrível.”

“Descubra e foque em suas forças” [ao invés de perder tempo melhorando seus pontos fracos].

“O mundo atual precisa de velocidade de execução e, portanto, não acredito em projetos e planos cuja complexidade engessem o processo de adequação da proposta de valor de uma empresa. Nada de ideias mirabolantes, escopos fechados e respostas prontas. Pense simples”.

– Sobre desenvolvimento de produto, ele cita Mark Zuckerberg: “Eu acho que uma regra simples de negócio é, se você fizer as coisas mais fáceis primeiro, então você pode realmente fazer um monte de progresso”.

“Nunca estamos no controle de todas as variáveis, porque elas são dinâmicas!”

“Errar rápido é melhor do que acertar devagar: quando tomo uma decisão, fico atento aos resultados que ela me traz. Procuro mensurar rapidamente. Em alguns casos, vale sacrificar o curto prazo para priorizar o longo. Isso deve estar claro no momento da decisão. O importante é entender o mais rápido possível se foi a decisão correta.”

“Utilize o menor recurso possível: para que as decisões erradas tragam menos trauma, utilize os menores recursos possíveis. Seja tempo, dinheiro, mão de obra, relacionamento, ou qualquer recurso, seu objetivo deve ser entender qual o menor recurso possível para validar tal decisão.”

“O sucesso não é gratuito, não é filho da sorte. Acima de tudo, ele é fruto da coragem e da ação que empenhamos na busca daquilo que acreditamos e queremos.”

OPINIÃO: aprender com quem faz é a forma mais genuína, pois a teoria é bem diferente da prática. Leitura recomendadíssima!

Gostou do conteúdo? Para ser avisado quando publicarmos um artigo novo no blog cadastre-se aqui e não perca nada! 

Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.

Cláudia Augelli

Leia também:

Rodrigo Barros e a vida no Vale do Silício

Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários

Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias

Kéfera Buchmann dá dicas de como ganhar dinheiro com a internet

Rafinha Bastos revela onde investe seu dinheiro (e dá ÓTIMAS dicas)

Comentários