Uma estratégia para chamar de sua ou Como transformar 20 mil em 2 milhões | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Uma estratégia para chamar de sua ou Como transformar 20 mil em 2 milhões

Claudia Augelli

Nesses meus 20 anos de mercado financeiro, se tem algo que posso afirmar é que sem uma estratégia bem definida, o investidor / trader vira presa fácil do mercado.

A Bloomberg fez uma entrevista muito interessante com um investidor individual (não-profissional), que transformou $ 20 mil em $ 2 milhões no prazo de 3 anos, utilizando uma estratégia bastante inusitada. Para assistir a entrevista na na íntegra clique → This Guy Turned $20K Into $2 Million (You Can, Too)  /“Esse cara transformou $ 20 mil em $ 2 milhões e você também pode”.

Screen Shot 2016-04-12 at 2.05.44 PM

A estratégia do Chris Camillo consiste em identificar oportunidades de investimento em ações – das chamadas companhias abertas, listadas na bolsa de valores – antes dos analistas de Wall Street, o que ele chama de “information arbitrage” (arbitragem de informações). A técnica não envolve análise de balanços, nem dos múltiplos das empresas, nem mesmo o estudo dos gráficos. Nada disso! Chris consegue detectar as oportunidades observando o mundo a sua volta. Assistindo TV, folheando as revistas de fofoca, lendo blogs e posts no Facebook, visitando shopping centers, comendo em restaurantes, frequentando o clube com seus filhos, sempre alerta aos fatos do cotidiano, a novos produtos, serviços e tendências, enquanto os “especialistas” – analistas de ações de Wall Street – estão trancafiados em seus escritórios atolados em planilhas e relatórios, monitorando telas.

Chris considera que não são necessários investimentos vultuosos, sistemas sofisticados de análise de dados, ou incontáveis horas de dedicação para obter bons resultados.

Na verdade a metodologia para seleção de ações utilizada por Chris Camillo é bastante similar a do lendário Peter Lynch, que foi gestor do Fundo Magellan, da Fidelity (de 1977 a 1990) e também é autor do best-seller One Up on Wall Street / O Jeito Peter Lynch de investir, como utilizar o que você já sabe para ganhar dinheiro no mercado. #LeituraObrigatória

Chris conta que teve que treinar o seu olhar para começar a enxergar oportunidades no dia a dia, que possam ter alguma correlação com investimentos rentáveis. Ele monitora eventos como, por exemplo, o grande lançamento de um novo jogo de vídeo game ou console, pelo qual seu filho e os amiguinhos estão aguardando, então, compra as ações da fabricante, como da Electronic Arts ou Activision. Alguns dias, semanas ou meses depois, as empresas anunciam recordes de vendas e os papéis sobem 20-30%, esse é o momento de saída – de vender as ações – e realizar o lucro.

Uma outra peculiaridade do método do Chris é a concentração, ele afirma que investe com convicção, alocando 20-40% do seu capital numa única ação. Isso significa que se ganhar, ganha muito, mas por outro lado, se perder, perde muito também. No decorrer de um ano, costuma esperar pacientemente pela oportunidade certa e fazer – em média – dois grandes investimentos, ponderando que muitas vezes o “lucro” está justamente nos investimentos que se deixa de fazer (quem utilizou o FGTS para comprar ações da Petrobras vai concordar, não é mesmo?).

Na entrevista ele não deixa claro, mas a verdade é que Chris dá uma “apimentada” em suas apostas investindo em derivativos, ou seja, alavancando suas posições através de calls (opções de compra) e puts (opções de venda) in the money (no dinheiro), conforme ele declara sem seu livro: Laughing at Wall Street: How I Beat the Pros at Investing (by Reading Tabloids, Shopping at the Mall, and Connecting on Facebook) and How You Can, Too . Obviamente que, ao tomar mais risco e alavancar suas posições, ele alavanca os resultados.

Chris evoluiu seu método para algo que agora chama de “social arbitrage” e desenvolveu a ferramenta TickerTags, cujo mote é “all change is detectable” (“toda mudança é detectável”). Ele acredita que monitorando as redes sociais é possível antecipar o futuro, e detectar as mudanças que estão por vir. Através da plataforma ele capta movimentos que sinalizam alguma distorção / antecipação. Achou interessante? Você pode testar gratuitamente a versão PRO (mais completa), enquanto a ferramenta ainda está em fase beta. Se quiser conhecer mais detalhes sobre a plataforma, assista aos vídeos da TickerTags aqui.


OPINIÃO: logo no início da minha carreira despertei para o fato de que a economia pulsa nas ruas. Ao observar o cotidiano com atenção podemos ter grandes sacadas de investimento. Vários gestores premiados – como Peter Lynch e Warren Buffett  utilizam essa técnica. Porém, é preciso ressaltar que, as características do mercado onde se vai investir são extremamente relevantes [a taxa de juros americana está entre 0,25% e 0,5% nos EUA, enquanto a Selic está em 14,25% a.a., entre outras coisas, o custo de carregar uma posição “buy & hold” no Brasil é muito maior. O número de empresas listadas nas bolsas americanas é infinitamente maior que o número de empresas listadas na BM&FBovespa, e lá existe mais liquidez]. Devemos comparar “banana com banana” … a estratégia sugerida por Chris envolve a utilização de derivativos (opções) para alavancar os resultados, nem todos os investidores tem apetite / estômago para isso. Mas, mesmo comprando apenas o ativo-objeto (a ação pura), os retornos são consideráveis.


Gostou do conteúdo? Para ser avisado quando publicarmos um artigo novo no blog cadastre-se aqui e não perca nada! 

Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.

Cláudia Augelli

Leia também:

Rodrigo Barros e a vida no Vale do Silício

Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários

Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias

Kéfera Buchmann dá dicas de como ganhar dinheiro com a internet

Rafinha Bastos revela onde investe seu dinheiro (e dá ÓTIMAS dicas)

Comentários