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São Paulo
Germano Luders

Mídias Sociais

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Comodidade dez, privacidade zero

Mariela Castro
Illustration Works/Corbis

Illustration Works/Corbis

Claro que você já percebeu. Sua vida não é mais a sua vida. Ela pertence aos aplicativos e à internet. Você entra no carro, liga o Waze para ver o trânsito e, dependendo do horário, o aplicativo já te pergunta se você está indo para determinado lugar – porque já reconhece seus trajetos usuais. Você entra no site da Amazon para comprar um livro e o site, com base em suas pesquisas e compras anteriores, já te mostra sugestões afins. Você escolhe pelo Airbnb uma casa para passar as férias, envia uma solicitação de reserva para o proprietário e se, 24 horas depois, não obtiver resposta, o site sabe e já te envia um pedido de desculpas e opções de casas semelhantes.

Isso é fantástico e ao mesmo tempo assustador. Os sites e aplicativos estão cada vez mais inteligentes e… sabem TODOS os nossos movimentos. Muita gente sequer percebe. Ou, se percebe, se sujeita a fornecer dados para ter em troca a economia de tempo e a comodidade.

Claro que todos nós gostamos de ser reconhecidos, de ter tratamento personalizado. Os sofisticados algoritmos por trás dos sites e aplicativos são mestres em suprir a nossa carência por atenção. É como se um amigo que nos conhece bem nos desse dicas sobre coisas que ele sabe que gostamos. É uma sensação de intimidade, de dedicação, que de alguma forma nos faz sentir mimados e privilegiados.

Colhemos as facilidades de receber informações alinhadas às nossas demandas e ao nosso perfil, mas pagamos o preço da não-privacidade.

Talvez por isso a febre do momento seja o Snapchat, aplicativo para troca de mensagens que apaga os registros em apenas alguns segundos. Para os teens, que há muito abandonaram o Facebook porque não querem saber de pais e tios “espionando” suas postagens, é a mídia ideal.

As marcas e artistas já estão descobrindo o valor desse “contato imediato”. Em fevereiro, Madonna lançou com exclusividade no Snapchat o clipe de Living for Love. Usando a ferramenta Discover, a cantora distribuiu o vídeo para todos os usuários do aplicativo, mas ele desapareceu em menos de 24 horas. Depois ele foi postado no YouTube, mas o barulho inicial se deu pelo Snapchat.

Enquanto os mais velhos querem guardar diálogos do Whatsapp ou revisitar antigos álbuns de fotos no Facebook, os mais jovens querem fugir desses registros. Tudo é imediato, de consumo rápido e superficial. No dia seguinte, mal se lembram do que viram. As impressões são fugidias e estão a todo momento dando lugar ao novo. Ansiamos por novidade, sem parar.

Se em 1989, quando Richard Saul Wurman (o idealizador das fantásticas mini-apresentações TED Talks) escreveu “Ansiedade de Informação”, já havia essa angústia, imagine hoje, com a facilidade das redes sociais para disseminar conteúdo em texto, vídeo e áudio. Em tempo: há um volume II dessa mesma obra, escrito em 2006, que discute como tornar a informação mais fácil e entender e de usar.

Chegará um tempo em que não vamos mais dormir, para não deixar de consumir conteúdo online o máximo possível. “O dia de 24 horas, definitivamente, não é mais suficiente. Não dá mais tempo para dormir, estamos o tempo todo conectados, atentos, consumindo conteúdo e nos relacionando com pessoas, sejam elas conhecidas ou não. No mundo atual, dormir é para os fracos. Dormir é o único momento em que realmente não estamos conectados. Talvez cheguemos a uma sociedade em que dormir seja ruim, indo além da mera sensação de perda de tempo que alguns de nós já sentem”, escreve Mauro Segura no intrigante post No mundo atual, dormir é para os fracos, inspirado pela obra “24/7 Capitalismo Tardio e os Fins do Sono”, de Jonathan Crary. É a Síndrome de FoMO (Fear of Missing Out, ou medo de deixar passar algo) elevada à décima potência.

 

Por que as redes sociais fazem tanto sucesso

Mariela Castro

panorama-des-reseaux-sociaux-dans-le-mondeVamos ao que interessa: para que servem as redes sociais? Compartilhar, diria a maioria, se fosse limitada a escolher uma só palavra. Claro, é inegável que, por meio das postagens, sabemos das férias dos amigos, do casamento de outro, da opinião política de um terceiro, do vídeo que está bombando, e até da morte de alguém que conhecíamos. Estamos em contato com pessoas com as quais, de outra forma, dificilmente conviveríamos – ainda que essa convivência seja virtual.

No entanto, há um outro aspecto das redes de relacionamento digitais que pouca gente se dá conta e que é muito mais intenso. Se prestarmos atenção, há uma profusão de posts (no Facebook, principalmente) de pessoas expondo suas aflições, dificuldades familiares, desavenças ou frustrações. Essas postagens, que mostram o lado menos glamouroso de todos nós, fazem o gênero a-vida-como-ela-é e têm um objetivo mais sensível: buscar conforto emocional, solidariedade, empatia, compaixão.

Não é mais – talvez nunca tenha sido de verdade – uma questão de compartilhar. É uma espécie de urgência emocional que requer palavras de conforto e incentivo. A mesma necessidade que nos faz ansiar por elogios quando postamos uma foto bonita, uma conquista profissional, uma viagem, um encontro, uma celebração.

A nostalgia do analógico

Mariela Castro

LP vinilPor que jovens com menos de 30 anos – portanto, nascidos em uma época digital em que celular, laptops e internet já eram lugar comum – se sentiriam atraídos por discos de vinil em vez de streaming de músicas, fitas de VHS e DVDs em vez de vídeos do YouTube, máquinas de escrever em lugar de laptops, filme fotográfico ao invés de câmeras digitais?

Mesmo que não se possa chamar isso de tendência, uma vez que é mais presente na cena alternativa, em ambientes de contracultura mais distantes do hype da mídia digital — ou seja, uma minoria — é algo que chama a atenção. É uma percepção que nos dá algumas pistas interessantes sobre consumo, posicionamento de marca e o que se chama de “autenticidade”. Itens que podem ser explorados e interpretados por algumas empresas no relacionamento com seus consumidores.

Eleitor compra briga nas redes sociais

Mariela Castro

Nas últimas duas semanas (e tenho certeza de que será ainda mais intenso até o final desta semana, com o Dia D da eleição presidencial no domingo dia 26), o tiroteio eleitoral nos diferentes meios de comunicação tornou-se uma interessante oportunidade para entender o comportamento das pessoas, especialmente nas redes sociais.00zc3a9ro-briga3

Como as mídias sociais permitem geração de conteúdo por qualquer usuário, tornou-se tarefa árdua separar o que é verdade do que é boato, informação manipulada, “recortes” sem considerar o contexto todo e por aí vai. Sem contar a enxurrada de trolls (mentiras disseminadas para causar polêmica). Em alguns casos, parece até briga de rua, com direito a puxões de cabelo e xingamentos, com a turma do deixa-disso tentando amenizar o clima belicoso que tomou conta do Facebook e do Twitter, colocando amizades na corda bamba apenas por discordâncias políticas. E muita gente simplesmente deletou amigos de sua rede de contatos.

O mais curioso é acompanhar nas redes sociais as reações aos debates na TV. Já é um fato que 34% dos brasileiros navegam em uma segunda tela (principalmente smartphone) enquanto assistem TV, segundo pesquisa recente da consultoria americana Millward Brown. Assim, não é de se admirar os comentários cruzados (Twitter e Facebook, em especial) sobre os debates.

Vamos a algumas percepções:

1) Durante e logo após os debates na semana passada e nesta, acompanhei as reações no Facebook. O curioso foi ver que quem é a favor de um ou de outro candidato usou os MESMOS argumentos para denegrir o opositor: olha a cara de nervosismo dele/dela, olha as mentiras que ele/ela está dizendo, olha como ele/ela gagueja, olha os absurdos que aconteceram no governo dele/dela, vejam que ele/ela é o mais preparado, ele/ela está acabando com o oponente no debate etc etc. A MESMA conversa, de ambos os lados… Ou seja, as armas são as mesmas, independente de quem as empunha.

2) A virulência das acusações nos palanques eleitorais contaminou os correligionários do PT e do PSDB nas redes sociais. Embora tenha muitas verdades sendo ditas (o que é ótimo), a quantidade de informações manipuladas circulando é imensa e pouca gente para para checar sua veracidade. Esse mau hábito – replicar inverdades sem conferir – polui a internet e dificulta separar o que é bom e verdadeiro do que é inventado ou, no mínimo, pinçado de um contexto muito mais amplo a fim de levar a uma interpretação limitada.

3) Os veículos de comunicação têm sido muitas vezes canais de desinformação, expondo fatos e cenários como lhes convém – daí a importância de não se acreditar em tudo o que se lê ou ouve sem conferir com outras fontes. E dá-lhe replicar nas redes sociais, aumentando o ruído.

Do lado dos candidatos, pouco se vê como tentativa de diálogo ou engajamento – as redes sociais funcionam mais como “santinhos digitais” e têm sido utilizadas para despejar informação (verdadeira ou não) em cima dos internautas. Estes sim curtem ou comentam posts no Facebook, por exemplo, mas pouco se vê em termos de respostas construtivas por parte das assessorias dos candidatos, apesar dos discursos de “incentivo ao debate democrático” e “construção de projetos para o país”.

Os marqueteiros definem até a estratégia do discurso: enquanto as contas de Aécio Neves no Facebook e no Twitter referem-se a ele em terceira pessoa (para bom entendedor, meia palavra basta – são os assessores que pilotam, é claro), as contas de Dilma Rousseff utilizam a primeira pessoa, como se a própria candidata/presidente escrevesse (o que não é verdade, mas a ideia por trás é provocar um senso de intimidade com seus seguidores/fãs). Até mesmo durante os debates na TV, quando os candidatos estavam obviamente ocupados, os tuítes de Dilma eram escritos em primeira pessoa.

Esses são apenas alguns exemplos. Nossa visão crítica e nossa capacidade de discernimento são colocadas à prova o tempo todo, e para que possamos fazer um melhor julgamento dos defeitos e qualidades de cada candidato, há que se consultar várias fontes, fazer comparações, compreender os interesses ocultos por trás de um simples texto e pesar dados e fatos. Mesmo os números podem ser interpretados de diferentes maneiras, dependendo do recorte que se faça. Fique de olho para não cair em armadilhas e artimanhas – seu voto consciente é a arma mais importante para colocar no poder quem de fato merece estar lá.

 

 

 

 

 

 

Um novo olhar sobre a tecnologia mobile

Mariela Castro

No interior do Quênia, um rapaz pedala sua bicicleta de aldeia em aldeia. Na mochila nas costas, ele carrega uma ferramenta incrivelmente eficiente. Uma tecnologia que tem tirado da escuridão (literalmente) centenas de pessoas idosas que sofrem de doenças degenerativas na vista.

Nesses confins onde a medicina tradicional acha que não vale a pena chegar, o jovem encontra algumas das cerca de 39 milhões de pessoas cegas ou com graves problemas de visão em todo o mundo, das quais 80% em regiões de baixo poder aquisitivo, como o interior desse país africano. Boa parte dessas pessoas perderam sua visão por causa de doenças que poderiam ser curadas e prevenidas a partir de simples exames de vista. Mas, em se tratando, por exemplo, de mulheres idosas em áreas remotas do Quênia, o uso de sofisticados equipamentos oftalmológicos que custam 25 mil dólares está fora de cogitação.

Mas a ferramenta dentro da mochila, fruto da inquietude de um jovem oftalmologista inglês radicado em Nakuru, cidade de 300 mil habitantes no Quênia, é a melhor tradução do que a combinação entre uma boa ideia e a tecnologia mobile é capaz de fazer. A motivação de Andrew Bastawrous, o oftalmologista, foi: “como fazer exames de vista baratos e ainda assim eficientes, ajudando pessoas sem recursos?”.

Educação digital, ferramenta para consumir conteúdo online

Mariela Castro

board&techO sociólogo francês Pierre Lévy costuma dizer que o leitor no ciberespaço tem uma postura mais “ativa” que o leitor em papel, pois participa, comenta, se informa, contesta, compartilha e também produz conteúdo. Esse novo “poder” do leitor aumenta sua capacidade de decisão sobre o que, quando e onde consumir informação.

Os problemas começam aí. O volume de informações é tão gigantesco que é difícil identificar o que é realmente correto e verdadeiro, alerta Lévy. Estamos expostos a conteúdos manipulados, notícias falsas, boatos e trolls (provocações com objetivo de desestabilizar comunidades online), mas nem sempre temos a capacidade de perceber isso, e acabamos multiplicando a quantidade de bobagens e mentiras na internet.

O fato é que, como a internet é livre e não há ninguém para controlar a veracidade do que se publica ou não online, cabe ao próprio usuário a responsabilidade de separar conteúdos coerentes e corretos dos que são pura manipulação. Mas e se esse usuário tem limitadas capacidades de discernimento, acesso à cultura, visão crítica?

Como manipular o consumidor

Mariela Castro

consumidor digitalO “jeito Apple de ser” moldou a maneira com que as empresas hoje pretendem alcançar seus potenciais consumidores. Inspiradas no mantra da Apple, o que as empresas procuram é provocar desejos (ao invés de decifrar tendências) e criar necessidades (em vez de apenas atender expectativas). Mas será o consumidor assim tão manipulável?

O termo pode variar — manipulação ou influência — mas o objetivo permanece o mesmo. A psicologia do consumo já entendeu que as pessoas tendem a agir no default, ou seja, no padrão convencional. Se há fila na porta do quadrado de vidro da Apple em Nova York para comprar o mais recente lançamento, isso é fruto do self herding – a imitação do que os outros fazem, também conhecida como efeito manada, simplesmente porque as pessoas normalmente não sabem o que querem e então são conduzidas a agir coletivamente, sem pensar muito. “Eu preciso ter um desses”. Mas sou eu que digo, ou o marketing da marca?

O sentimento do torcedor em recorde de posts nas redes sociais

Mariela Castro
Reuters/Eddie Keogh

Reuters/Eddie Keogh

A memorável derrota do Brasil para a Alemanha (também classificada de massacre, humilhação, vergonha, tragédia e vários outros nomes igualmente tenebrosos) no jogo de ontem da Copa do Mundo trouxe à tona não só a realidade de que o brasileiro está cada vez mais nas redes sociais e usando de forma maciça duas ou mais telas simultaneamente (TV, tablet, smartphone), mas também a nova possibilidade de medir a temperatura real do sentimento coletivo a respeito de um tema mobilizador.

As redes sociais foram inundadas por um número recorde de posts antes, durante e depois da partida: só em português, foram 6,8 milhões de posts publicados, mais do que os últimos dois jogos do Brasil somados. Esquadrinhadas por um sofisticado sistema para medir o sentimento embutido em cada uma delas, as mensagens permitiram saber o que pensavam, sentiam e desejavam milhões de torcedores em tempo real, que freneticamente publicaram uma média de 30 mil posts por minuto entre as 16h00 e 19h30 de ontem.

Ele quer ser o próximo Zuckerberg

Mariela Castro

Uma piada antiga diz que, quando há relâmpagos no céu, os argentinos olham para cima e sorriem, porque Deus está tirando fotos deles com flash. A brincadeira, que faz parte do relicário brasileiro de piadas sobre a ambição dos vizinhos hermanos, pode ter um quê de verdade. Pelo menos em se tratando de um argentino específico, ele está olhando para o alto e sorrindo. Domingo Montanaro, 31 anos, quer chegar lá e já tem motivos para acreditar que isso será possível.

Os sinais que ninguém vê

Mariela Castro

Hidden catInformação demais, tempo de menos, e uma dificuldade enorme de interpretar os sinais verdadeiros no meio de uma avalanche de posts, tweets, comentários, fotos e “pins” que recheiam as mídias sociais e todos os seus canais. A vida de uma empresa no mundo hoje parece mais árdua do que em décadas passadas, e tudo porque o consumidor está em todo lugar, o tempo todo, e acompanhá-lo de perto é missão séria e cara para as marcas que realmente querem chegar mais perto desse cliente.

Ideias para lidar com a (i)mobilidade urbana

Mariela Castro

Sortudo ou sofredorTodos os dias, milhares de pessoas, em todas as grandes cidades do mundo, perdem horas do seu dia em deslocamentos. Presas no trânsito, desperdiçam um tempo que poderia ser de lazer, de trabalho, de descanso, de estar com a família.

A mobilidade é o calcanhar de Aquiles dos grandes centros urbanos. Em São Paulo, por exemplo, se a pessoa precisa transitar por vias arteriais no auge dos engarrafamentos no início da manhã e no final da tarde, sua média de velocidade vai oscilar entre 15  e 23 km/h, segundo a Secretaria Municipal de Transporte. Nas vias rápidas, a média de velocidade é de 42km/h pela manhã e 22km/h no final da tarde. Os dados foram divulgados em agosto deste ano.

Desafios de TI e comunicação na era da mobilidade

Mariela Castro

Future of IT

As mídias sociais alteraram o modo como nos relacionamos com o mundo, como obtemos informação e como interagimos com as pessoas. Nas corporações, existe uma nova organização do trabalho, baseada em colaboração, compartilhamento e acesso à informação.

Por aproximarem as pessoas e facilitarem os processos, nunca a comunicação e a tecnologia foram tão vitais para o sucesso empresarial. Mas que importância têm afinal as redes sociais e outras mídias digitais para o crescimento e a perpetuidade de um negócio? Como ressaltar as vantagens competitivas e ao mesmo tempo controlar conteúdo, reputação, riscos, vulnerabilidades? Como a área de Tecnologia da Informação (TI) pode colaborar para proporcionar essa integração, ao mesmo tempo em que lida com pessoas, demandas, gestão de riscos, oportunidades e desafios?

O poder do storytelling para a sua marca

Mariela Castro

Qual é a sua históriaManter relações duradouras com seus consumidores é uma arte que requer criatividade, dedicação e autenticidade. Pego carona nas ideias de Angela Ahrendts, CEO da Burberry, uma das marcas mais luxuosas, tradicionais e glamourosas do mundo, para reforçar o conceito de que contar uma boa história sobre a sua marca é o que efetivamente te coloca pertinho dos seus stakeholders, sejam eles consumidores, acionistas ou investidores. E é o que faz diferença para construir um relacionamento.

A vida inútil (ou não) nas redes sociais

Mariela Castro

O jovem inventor Javier Fernandez-Han sugere que todas as pessoas façam um curso de filosofia em algum momento de suas vidas, porque isso ajuda a desenvolver processos de pensar, imaginar, criar. “E se….?” e “Por que não?” são as perguntas que deveríamos fazer constantemente em busca de um pensar mais criativo voltado à inovação.

Ele também sugere que não gastemos tanto tempo nas redes sociais. “Elas são superficiais, não te estimulam a divagar, imaginar nem fazer associações inusitadas”, diz. Não te estimulam a pensar fora da caixa, em outras palavras.

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