Malbec-Argentina | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Malbec-Argentina

Eugenio Echeverria

Quem já não provou um Malbec? Existem eles de diferentes preços e qualidades, porem o mais importante e saber escolher segundo seu gosto e bolso.

A uva vem do oeste da França especificamente da região de Cahors um pouco ao sul de Bordeaux, mais não foi ate 1850 aproximadamente quando os Argentinos começaram a plantar a mesma uva e produzir vinhos de excelente qualidade em todos os níveis de preço e com aromas e sabores muito distintos de seus pares franceses.

A pouco tempo a critica inglesa Jancis Robinson autora de vários livros sobre vinhos, entre outros o Wine Grapes (o livro referencia em uvas, nomes e origens no mundo), divulgou que a uva Malbec dos Argentinos provem do Chile aonde ela teria arribado junto com as castas de Bordeaux que trouxeram alguns produtores na mesma época.

 

Seja como for o que interessa e que os vinhos lembram frutas vermelhas e negras como ameixas, cerejas e flores como violeta, que a maioria tem madeira e que combinam perfeitamente com as deliciosas carnes de “Los Hermanos” como Bife de Chorizo, Asado de Tira, Lomo Liso…suculentos e saborosos cortes, que harmonizam com os macios e agradáveis vinhos de Malbec.

A pouco o embaixador da Argentina em Bogotá organizou um enorme churrasco para celebrar o dia do Malbec, foram mais de 800 kilos de carne, churrasqueiro incluso que veio especialmente de Buenos Aires para celebrar este magno evento para mais de 1.000 convidados entre sommeliers, donos de restaurantes, pessoal de supermercados, autoridades, etc.

No Brasil já representam os vinhos da Argentina, aproximadamente 23% das vendas, sendo o Malbec mais de 80% das mesmas.

esde os vinhos varietais baratos de 18 reais ate os grandes vinhos da Argentina que podem passar dos 400 reais, em media todos são bons ou muito bons.

Existe uma amplia variedades de origens Salta, Mendoza, San Juan, Patagônia, sendo Mendoza e as regiões da Pre Cordilheira em volta da cidade, as que destacam pela maior qualidade.

Não tenha medo de comprar em Supermercados, a maioria deles já tem importação própria ou começando a ter, e contam com uma equipe de profissionais e conhecedores que escolhem as marcas e as qualidades para todos os bolsos.

Mais as importadoras tradicionais também tem feito seu papel de divulgação e penetração do mercado, principalmente na área de lojas e restaurantes.

Não esqueça de visitar a Argentina e conhecer as regiões de vinhos, sua capital Mendoza (umas das 10 do mundo do vinho) com uma gastronomia e beleza natural em qualquer época…de deixar os sentidos exaltados.

Salud y disfrute su Malbec, com carnes os mais encorpados e amadeirados, os mais simples e descontraídos, com carnes brancas, inclusive alguns peixes e não esqueça que sempre por trás de uma garrafa tem pessoas que vivem do trabalho e elaboração do mesmo para agradar você, seus amigos e familia.

Seja feliz e boa semana!

Comentários