Filmes e Documentários sobre Vinhos | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Filmes e Documentários sobre Vinhos

Eugenio Echeverria

Fantásticos filmes e documentários podem fazer de sua noite uma ótima companhia para desfrutar de um bom vinho com uma tábua de queijos.
“A Year in Burgundy” revela o trabalho realizado durante a safra de 2011 nos vinhedos e adegas de umas das mais famosas regiões produtoras de vinhos do mundo, a Borgonha. Do mesmo diretor de Mondovino, David Kennard, o filme acompanha todas as fases da produção do vinho, trazendo à tona a intimidade dos vinicultores, a rotina de trabalho, os momentos de apreensão e dedicação pelo ofício.
Com ele, você poderá interiorizar detalhes que fazem a diferença nos mais emblemáticos vinhos daquela região.
“A Year in Champagne” outro documentário sobre a região mais famosa de vinhos espumantes, com histórias, fatos, personagens e uma paradisíaca visão dos vinhedos, feita através de um passeio de balão.
“Sob o sol da Toscana” uma bela comédia romântica que fala de paixão, vinhos e gastronomia, além das maravilhosas paisagens, com suas colinas, o sol e o céu da região central da Itália. Também, com a sua distinta arquitetura, você poderá entender a topografia e a qualidade de uma das regiões mais renomadas da Europa.
“A Good Year” é um filme britânico de 2006, uma comédia romântica dirigida e produzida por Ridley Scott, que reúne atores de diversas nacionalidades. Seu âncora, Russell Crowe é Max Skinner, um investidor de negócios de uma grande companhia de Londres, que recebe de herança, vinhedos no sudeste da França. Sem interesse na propriedade, dirige-se com o intuito de vendê-la, porém, no decorrer dos dias, vai se envolvendo com a produção do vinho e da manutenção geral da casa e do vinhedo.
“Bottle Shock” – filme americano de 2008, do gênero drama, dirigido por Randall Miller. As gravações aconteceram na Califórnia, na região das principais vinícolas dos Estados Unidos da América, em Sonoma e Napa. Baseado em fatos reais, descreve a história de um vinho californiano que, em 1976, em uma degustação às cegas, ganhou de alguns dos melhores vinhos franceses.
“Sideways – Entre umas e outras” é, também, um filme americano de 2004, do gênero drama, co-escrito e dirigido por Alexander Payne, com roteiro baseado no romance homônimo de Rex Pickett. Venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado. Em um excelente passeio pelos vinhedos da Califórnia, a história de um homem fascinado por vinhos e seu melhor amigo, durante a viagem de uma semana pela região.
Após o filme, os vinhos da uva Pinot Noir viraram um hits de vendas em relação aos de Merlot.
Na época do lançamento deste filme, as vendas de vinhos de Pinot Noir, endeusada no referido filme, cresceram 20% nos Estados Unidos. Já as vendas de vinhos feitos com Merlot, uva hostilizada no filme Sideways pelo personagem Miles, caíram drasticamente.
A crítica: Vale lembrar que o personagem Miles tinha como vinho ícone, no livro do qual se originou o filme Sideways, o Château Petrus (hoje 100% Merlot), e no filme, o vinho ícone era o Château Cheval Blanc (Merlot e Cabernet Franc, esta última também hostilizada no filme).
Vários outros filmes compõem o leque de opções, mas estes, tive a oportunidade de assistir e recomendo.
Escolha um vinho, prepare uma tábua com queijos, frios, frutos secos e uvas, fique confortável e comece a sessão.
Bom filme!

Comentários