Festival Cultural do Brasil em Viena 2016 | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Festival Cultural do Brasil em Viena 2016

Fábio Pereira Ribeiro

O Festival Cultural do Brasil em Viena 2016 – (Brasilianisches Kulturfestival Wien 2016) acontecerá do dia 03 ao dia 20 de novembro organizado pela Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura PAPAGAIO.

A quarta edição deste evento tem como finalidade promover a cultura do Brasil no exterior gerando um espaço de conhecimento, divulgação e internacionalização das artes e do turismo do Brasil na Europa.

O Festival tem uma excelente repercussão onde apresenta a imagem positiva do Brasil no exterior.

As atividades que serão desenvolvidas na Áustria passarão pelas cidades de Viena e Graz marcando o início das atividades do Ponto de Memória, prêmio contemplado ao Festival Cultural do Brasil em Viena pelo Programa Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus(IBRAM/MinC).

A abertura do Festival será no dia 03/11 na Biblioteca do Departamento de Romanística da Universidade de Viena onde 10 fotógrafos brasileiros sendo eles: Flávia K ,Guto Esteves, Júlia Duarte, Luciana Aguilar, Lúcio Telles, Márcio Garcez, Melissa Warwick, Nino Nogueira, Rogério Maranhão e Zeca Fernandes sobre a curadoria de Mário Britto assinam a Exposição Coletiva de fotografias Brasil Autoral. Neste mesmo dia o Duo Brazil Vienna composto pela Liz Pereira e Mike Sharf farão uma apresentação de música brasileira com um repertório diversificado passando pelo Chorinho, Bossa Nova e MPB.

cartaz Festival JPG paraimprimir

No dia 04/11 na Chancelaria da Embaixada do Brasil em Viena serão exibidos os curtas metragens À Putanesca – Marianne Antabi, Reflexo de Vênus – Luiz Fênix, Websérie Ratos – Thaiany Romano , República dos Ratos – Bruno Mattos, todos em língua portuguesa onde contamos com o filme inédito Linha do Tempo, da diretora Marianne Antabi tendo o ator Anselmo Vasconcellos como protagonista.

Levando o Festival para Graz e em parceria com o atelier da artista plástica Edy Skreinig, no dia 05/11 estaremos realizando a exposição de artes plásticas das artistas brasileiras, Ceres Panicucci, Edy Skreinig, Elza Martins, Maitê Camargo, Márcia Guimarães e Rosangela Scheithauer intitulada Cores e Movimento onde a fundadora do festival Vanessa Noronha Tölle assume a curadoria.

Para abrilhantar o nosso festival o músico paulista Edison Tadeu da Silva, radicado na Áustria assume o palco com seus ritmos e voz com um belíssimo repertório de música brasileira.

Para o público infantil, o Festival terá como programação no dia 07/11 na Escola Pública de Viena, aula de capoeira com o professor Márcio Ferreira, conhecido como professor Zangão da Capoeira Senzala.

No dia 20/11  as atividades do Festival se encerrarão na cidade de Graz juntamente com a comemoração dos 20 anos de trabalho de Umbanda desenvolvido pelo templo Guaracy na Áustria, onde o artista plástico sergipano, Allan de Xangô fará uma exposição voltada a cultura afro-brasileira com o tema “Do ORÍ ao AIYÊ “ (da cabeça ao Mundo).

O Festival Cultural do Brasil conta com a jornalista brasileira radicada na Alemanha, Ro Wolfl como diretora de imprensa e comunicação.

http://festivalbrasileiro.wixsite.com/fcbv

Comentários