12.02.2012 - 17h48

ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O TEMPO

 

A dimensão de tempo mudou. E o quanto você entender isso é o que vai definir o seu sucesso ou o seu fracasso.

Por exemplo, a próxima terça-feira termina a que horas?

A maioria das pessoas acha que a terça-feira termina às 18 horas. E tem gente que acha que a terça-feira termina à meia-noite.

Mas a terça-feira termina mesmo é às 9 horas da manhã, quando começa o expediente da maioria das empresas.

Vamos ver um exemplo:

O gerente de uma grande empresa liga para um fornecedor de embalagens e pede um orçamento para a confecção de uma quantidade enorme de caixas. Mas ele quer esse orçamento para terça-feira, sem falta.

O fornecedor sem empenha em levantar os custos e fazer todos os cálculos necessários e na segunda-feira à noite o orçamento está pronto. Mas, por alguma razão qualquer, ele só envia o orçamento para o cliente, por e-mail, às 14 horas da terça-feira.

Em seguida, pega o telefone e liga para o comprador daquela empresa:

– Alô, Luís? Aqui é o Carlos da fábrica de embalagens.

– Olá Carlos. Tudo bem?

– Sim, tudo bem. Acabei de enviar, por e-mail, o orçamento que você me pediu. Por favor, verifique se chegou.

– Mas, Carlos, você está atrasado. Já fechamos com um concorrente seu.

– Mas, Luís, você falou que precisava do orçamento para terça-feira!…

– Sim, mas nossa reunião de compras foi hoje às 9 da manhã. E como seu orçamento ainda não tinha chegado, fechamos com outra empresa.

Ou seja, uma proposta para terça-feira tem que chegar na terça às 9 horas, no máximo. De preferência, até antes disso.

Essa nova dimensão de tempo é que está matando muitas empresas e muitos profissionais. As pessoas precisam se adaptar a esse novo modo de ver as coisas.

Mas, atenção, quando eu falo em velocidade, em se adiantar no tempo, não estou falando de pressa, de correria. Estou falando de organização. Se você não tiver organização você não tem velocidade.

Construa o seu sucesso se organizando e adotando estratégias para usar esse novo conceito de tempo a seu favor.

Mas lembre-se: Velocidade e pressa são coisas completamente diferentes. Para quem fica improvisando, a velocidade não acontece e o sucesso escorre por entre seus dedos.

 

Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki
O meu sucesso é o seu sucesso!

 

12.12.2011 - 00h15

É PRECISO TER MÉTODO

 

Olá!

 

O mundo precisa cada vez mais de palestrantes campeões, o mundo precisa de gente que ajude a transformar esse planeta e a nossa sociedade.

A ação de transformação é urgente! E os palestrantes têm um papel superimportante nisso. É nossa responsabilidade ajudar a fazer algo para tornar o mundo melhor.

Mas, como obter melhores resultados, como ser mais eficaz em suas palestras e transmitir com clareza e direção certa o seu recado, a sua mensagem?

A resposta é simples, embora exija muito profissionalismo para ser aplicada: É preciso ter um método der trabalho. Um método de eficiência comprovada tem que ser seguido, se você quiser ter os melhores resultados.

Sem método você vai gastar muita energia e produzir pouco. E você não pode se dar ao luxo de desperdiçar o seu precioso tempo.

Mas, atenção: não adianta você só pegar uma ação ou outra, uma parte do método, e aplicar e deixar as outras etapas de lado. Por melhor que seja o método que você usar, se não o usar por inteiro ele será ineficaz.

Temos de falar muito sobre resultados e transformações que as suas palestras vão provocar nas pessoas. Por isso, vou dizer de novo: tenha um método comprovado e trabalhe sempre com ele! Esse é o segredo para você tornar um palestrante campeão e cumprir com garra a sua missão.

Pense sobre isso!

 

Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!
www.shinyashiki.com.br

 

04.12.2011 - 20h27

FAZER É PODER

 

Olá!

 

Tenho um recado especial que quero passar para você. Pensei sobre isso depois de ler um ótimo texto. Espero que você goste e aproveite as ideias para turbinar a sua carreira de palestrante:

 

Fazer é poder!

As pessoas dizem que querer é poder…

Mentira: só querer é muito pouco!

Sinto dizer que sem esforço nada vai acontecer.

A dedicação é imprescindível…

Pare de dar desculpas para não fazer o que precisa ser feito.

 

Quer se tornar um palestrante sensacional?

Defina o seu posicionamento,

Estruture a sua mensagem,

Consulte os gênios do marketing,

Treine como um atleta olímpico…

Acima de tudo, ajude as pessoas a trilharem seus próprios caminhos…

 

Lembre-se sempre que o maior presente de Deus foi dar a você

A capacidade de ir além do que a maioria vai!

Pense sobre isso!

 

Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki
O meu sucesso é o seu sucesso!

www.shinyashiki.com.br

 

28.11.2011 - 00h55

O palestrante campeão vai além do próprio sucesso

 

Olá!

 

Observando tantos profissionais no dia a dia, e agora mais de perto durante os seminários especializados para que tenho ministrado, tenho notado que os palestrantes campeões, e também os bons candidatos a campeões, têm quatro características em comum:
1 – Têm um objetivo bem definido.

A pessoa põe uma idéia na cabeça de modo bem claro, define seus objetivos com detalhes e vai em busca deles. E só sossega quando realiza esses objetivos.
2 – Têm uma estratégia bem clara.

Depois de determinar um objetivo, um campeão procura sempre definir uma estratégia para transformar a sua meta em resultados. Um palestrante de sucesso traça sempre uma forma eficaz de ajudar a resolver os problemas do seu cliente, transmitindo à plateia os anseios da empresa e motivando o público a agir na direção da solução.
3 – Fazem um trabalho consistente.

Um palestrante campeão cuida para que todas as mensagens e ações em suas apresentações sejam coerentes e voltadas para os objetivos da empresa que o contratou.
4 – Têm competência superior.

Profissionais excelentes sabem que, para realizar suas metas de vida, têm de evoluir sempre e ajudar outras pessoas a evoluir também. O palestrante campeão vai além do próprio sucesso e inspiram também o sucesso em seus ouvintes e clientes.

Essas são quatro bases de sustentação da carreira de todo profissional. Mas se você está se candidatando a ser um palestrante campeão, então essas características assumem uma importância muito especial.

Cuide delas e nos veremos no pódio!

 
Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!

21.11.2011 - 02h29

O palestrante que fala sobre tudo, não fala sobre nada

 

Olá!

 

O que é mais importante para você se tornar um palestrante campeão?

É justamente reconhecer a importância da preparação. Sem uma boa preparação, você não vai se destacar da multidão. Vai ser apenas mais um.

Quando alguém brilha nos palcos ou quando seu livro entra na lista dos best-sellers, muita coisa foi feita antes. E aí tem dois itens que são fundamentais:

Em primeiro lugar, definir seu posicionamento. Isso vai deixar claro ao mundo quem você é, quem são os seus clientes, quem são seus concorrentes… Afinal, como eu sempre digo, o palestrante que fala sobre tudo não fala sobre nada.

Em segundo lugar, deduzir desse posicionamento uma ideia central para o seu discurso. Dessa ideia central você vai montar seus produtos. Seu livro, seu tema de palestra, seu seminário são apenas produtos que expressam uma ideia central do seu trabalho.

Quando você tem um rumo claro e bem-definido, as pessoas vão seguir você. Elas vão querer estar ao seu lado e aprender com você.

Por isso você precisa se preparar. Afinal, quando um cego tenta guiar outro, é muito fácil caírem os dois no precipício.

Um palestrante precisa ter claro qual é sua proposta de trabalho, quem ele vai conduzir e para onde. E isso só é possível quando antes de ser um mestre ele tenha a humildade de ser também um aprendiz.

Invista sempre em você e em seu preparo. E as oportunidades surgirão.

Nos vemos no pódio!

 
Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!

06.11.2011 - 22h14

Os Sete Segredos do Palestrante de Sucesso

Olá!

Quais são os segredos do palestrante de sucesso?

É importante que você tenha consciência de que ser um palestrante é muito mais do que ser alguém que sabe falar em público.

O mercado das palestras, dos livros, consultorias e seminários está se multiplicando em todo o planeta. É um mercado que cresce tanto porque vivemos numa era em que o bem mais precioso que existe é a informação.

Por isso as empresas promovem tantas palestras e eventos: para obter informação e resolver seus problemas.

Então, essa é uma oportunidade extraordinária para você.

Porém, mesmo com esse ambiente favorável, nem todos os palestrantes conseguem fazer sua carreira decolar. Muitos têm dificuldades em se posicionar e em se destacar como alguém que realmente sabe muito sobre um assunto e usa isso para resolver os problemas dos clientes.

Vou contar para você quais são os sete segredos que diferenciam o palestrante comum do palestrante campeão:

1. Atitude de Campeão

2. Posicionamento

3. Conteúdo relevante

4. Plataforma de vendas

5. Ser um escritor

6. Ser uma referência na mídia

7. Ter uma performance de palco sensacional

Coloquei um vídeo no meu site falando mais sobre cada um desses segredos (http://palestrantescampeoes.com.br/os-sete-segredos-e-um-plano-para-coloca-los-em-pratica/).

Assista o vídeo e entenda por que essas competências são tão importantes.

Depois de assistir, faça o download de uma ficha que preparei especialmente para você avaliar a sua situação como palestrante, ou como futuro palestrante.

E não esqueça de deixar seu comentário!

Quero ter você na equipe dos Palestrantes Campeões.

Nos vemos no pódio!


Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!

23.10.2011 - 20h35

Melhorar a produtividade é fundamental

Olá!

Quero falar com você sobre algumas estratégias básicas para aumentar a sua produtividade. Isso é fundamental para o palestrante campeão, uma vez que esse é um profissional que tem de administrar múltiplas facetas de sua carreira: ele é um especialista em sua área, escritor, referência para a mídia. Todas essas facetas precisam ser treinadas, trabalhadas e alimentadas todos os dias.

Você só vai conseguir ser bem-sucedido em todos esses aspectos se administrar seu tempo de forma impecável.

Veja como fazer isso:

1. Livre-se dos ladrões do tempo

O principal “ladrão de tempo” da atualidade é o computador conectado na internet. Chats, redes sociais, messengers… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas.

2. Faça um download no seu cérebro

Uma das coisas que destrói a produtividade é ter excesso de tarefas e projetos ocupando seu cérebro ao mesmo tempo. A solução é fazer um “download”, ou seja, esvaziar seu cérebro e transferir tudo para uma lista, todas as noites. Dessa forma, essas preocupações “desocupam seu cérebro” e permitem que você descanse, sabendo que as coisas importantes estão lá, seguras, e não serão esquecidas.

3. Organize suas pendências

Ao acordar, organize a lista da noite anterior: estabeleça prioridades, distribua as tarefas e planeje o dia, sempre acompanhado da sua lista de pendências.

4. Crie rituais

Criar rituais faz com que você determine como será o seu dia. Os rituais devem ser praticados ao acordar e antes de dormir. Fazendo tudo na mesma ordem (por exemplo: alimentação, banho, alguma prática espiritual), você determina como será seu dia antes de começar a “batalha diária”.

5. Trabalhe em blocos de tempo

Abandone a fantasia de que é bom e moderno ser “multitarefa”. Isso é mentira. Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada em tempo nenhum. Quando tiver algo para fazer, estabeleça o tempo (30 minutos, 40 minutos, 1 hora), desligue tudo e se concentre fazendo só essa única tarefa.

Avalie se você pratica todas essas estratégias e adote essas práticas. Seus resultados vão melhorar de maneira surpreendente.

Nos vemos no pódio!


Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!

16.10.2011 - 23h01

Você tem um posicionamento claro e bem definido?

Olá!

Posicionamento é o lugar onde você está no mercado. É lá que você vai ser reconhecido pelos seus clientes e pelos seus concorrentes, é como você vai ser procurado pelos jornalistas.

Infelizmente muitos palestrantes se perdem porque não têm um posicionamento bem definido.

Se você definir seu posicionamento, daqui a 20 anos vamos nos encontrar num programa de televisão e eu saberei sobre o que você vai falar.

O posicionamento nasce de muitos itens. Esses itens são um misto de escolhas e de características pessoais, ou seja, estão dentro de você. Portanto, esqueça do mercado por um momento e se concentre nas suas características pessoais.

Os itens são:

Qual é sua missão de vida? Você quer lutar contra as injustiças? Quer promover a saúde? Quer ajudar as pessoas a realizarem as suas metas? Ensinar as pessoas a serem líderes?

Qual é a sua causa? Pelo que você vai batalhar?

Quais são os seus desejos? Você tem de respeitar o que lhe dá prazer em realizar.

Que tipo de problemas você gosta de resolver? Tem gente que gosta de resolver problemas de detalhes numéricos, índices de produção. Outros podem gostar de resolver problemas de relacionamento. Escolha o seu campo como solucionador de problemas.

Respeite o seu dom. É o seu talento, o que você faz sem esforço, com naturalidade.

Respeite suas experiências profissionais, com as quais você trabalhou. Eu por exemplo, embora tenha entrado na faculdade de medicina para ser psiquiatra, tive de trabalhar como cirurgião. Acabei aprendendo coisas muito úteis para o meu posicionamento: aprendi a buscar resultados, a entrar num trabalho do tipo tudo-ou-nada, a não aceitar o erro, a ter foco total.

Depois de avaliar as suas questões internas, aí sim é hora de avaliar as necessidades do mercado e procurar definir onde o seu diferencial pode ser melhor aproveitado.

Com essas análises em mãos, você vai obter seu posicionamento de modo claro, bem definido e que o levará ao sucesso.

Pense sobre isso!

Nos vemos no pódio!


Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!

09.10.2011 - 23h53

A importância de dar o seu recado

Olá!

Você já parou para pensar qual é a importância de passar uma mensagem para a sua equipe de maneira clara, interessante e que desperte nela a motivação? Garanto que o modo como você se comunica com o seu pessoal tem muito a ver com o sucesso dos seus projetos.

Pense um pouco sobre as seguintes questões:

1. Quantas vezes você já viu um empresário perder a oportunidade de fechar um grande negócio porque a sua apresentação foi muito fraca?

2. Quantas vezes você já viu um executivo perder uma oportunidade de ouro em sua carreira porque a sua apresentação foi confusa?

3. Quantas vezes a carreira de um político não decola porque ele não consegue empolgar o seu público?

4. Ao ser contratado para dar uma palestra, você consegue ser remunerado como os palestrantes profissionais, ou seja, ganhar em uma hora o valor que os executivos demoram meses para receber?

5. Você tem certeza de que o seu nome está entre os cinco em que os grandes executivos pensam, quando vão contratar um palestrante?

O palestrante que não consegue transmitir a sua mensagem vai sempre ter resultados menores do que o seu potencial. Já para os profissionais que sabem transformar as suas apresentações em momentos históricos, o céu é o limite.

Não é à toa que o inesquecível Steve Jobs, ex-presidente da Apple, transformava o lançamento de seus produtos em apresentações inesquecíveis. Assim como também não é por acaso que Barack Obama conquistou os corações e mentes da América e do mundo com seus discursos monumentais. Profissionais desse calibre agem como os verdadeiros campeões que são e suas palestras memoráveis são a prova de sua competência.

Tenho certeza de que você também sabe da importância de ser um palestrante campeão. Por isso, se você quer turbinar a sua carreira e os seus negócios, dedique-se a aprender a fazer apresentações poderosas. Isso vai mudar para sempre os resultados na sua carreira.

Pense sobre isso!

Nos vemos no pódio!


Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!

06.10.2011 - 14h03

Morreu um dos maiores homens dos últimos tempos

Steve Jobs: Uma perda lastimável!

O mundo acordou hoje se sentindo órfão. Um dos maiores homens dos últimos tempos partiu, deixando saudades, um legado inestimável e um exemplo de  determinação.

Steve Jobs não criou apenas tecnologia. Ele criou uma nova maneira de se ver o mundo.

Sua paixão era por criar produtos que fossem simples, de fácil manuseio, capazes de serem manipulados e utilizados por qualquer pessoa. E com um design diferenciado, bonito, agradável.

Com uma simplicidade  e timidez que lhe era peculiar, Jobs transformava suas palestras em verdadeiros espetáculos e suas idéias sempre tinham como foco a felicidade das pessoas.

Somente um verdadeiro campeão poderia transformar uma pequena empresa fundada em uma garagem do Vale do Silício na maior empresa de capital aberto do mundo.

Pessoas que transformam o mundo com suas descobertas são iluminadas e essencialmente especiais! Steve Jobs é uma dessas pessoas que se tornaram eternas pelo bem que proporcionaram às pessoas. Seu legado vai muito além da revolução tecnológica: faz parte da revolução da alma humana.

Jobs, em um discurso a formandos da universidade de Stanford, em junho de 2005, disse: “A morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente que limpa o velho para dar espaço ao novo.”

Jobs partiu, mas deixou como legado um espaço preparado especialmente para que o novo chegue e se amplie, complementando a sua obra.

Deixo aqui a minha homenagem sincera e comovida a esse grande gênio que, mais ainda do que ser um gênio, foi uma pessoa especial.

Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki