Podemos fazer mais com o que já temos disponível | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Podemos fazer mais com o que já temos disponível

Marcelo Cuellar

São maravilhosos os resultados que efetivamente conseguimos quando aproveitamos toda a conectividade que o mundo nos oferece hoje.

Talvez a grande questão seja que a maioria de nós não sabe utilizar a conectividade que já está disponível no smartphone que levamos no bolso.

Entrevistas com economias de tempo e dinheiro, comunicados em tempo real com o time de qualquer lugar do mundo, compartilhamento público ou direcionado de arquivos multimídia, sinergias de interesses e conhecimentos estão à nossa disposição com a correta utilização dos meios que já possuímos hoje.

A utilização sinérgica de YouTube, Facebook, LinkedIn e Skype – para ficar apenas nestes quatro exemplos- garante maravilhas na comunicação e na redução de timing em muitos processo corporativos.

O Facebook já é ferramenta de comunicação oficial de algumas empresas que aproveitam a plataforma para compartilhar temas da comunicação interna, comunicados da presidência, compatilhar informações e arquivos, relatar gargalos de processos e monitorar o alcance corporativo do engajamento das ações na opção “Curtir”.

O discurso de que faltam talentos, bons profissionais e há carências na formação, já é sabido e terá sua solução somente no médio prazo. Enquanto isso há resultados a serem entregues. E as soluções podem ser somadas se soubermos aproveitar os recursos que já temos hoje.

Quer um exemplo de como isto foi feito de maneira interessantíssima? Veja o vídeo abaixo:

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

Assim como a iniciativa do Playing for Change mostrou existirem talentos “escondidos” pelas ruas de todo o mundo, tenha certeza de que em nossas organizações existem talentos e competências dispersas e escondidas atrás de descrições de cargo rígidas e atuações profissionais limitantes. Muito mais pode ser feito e descoberto com o que já temos hoje!

Isto de maneira nenhuma reduz a necessidade de buscarmos uma melhor formação para nossos profissionais e maior qualidade na educação de todos os níveis no Brasil.

Mas não podemos esperar que o caminho seja aberto e pavimentado perfeitamente para então iniciarmos nosso jornada.

O caminho se faz ao caminhar
. Comece hoje.

BOA SORTE!

————————–

Outros textos que você poderá gostar:

A carreira na Era dos Smartphones

Criatividade e inovação no trabalho (sem precisar ser dono ou chefe)

Comentários