São Paulo
Germano Luders
Carregando

Graduação de 2 ou de 4 anos, qual é a melhor?

Marcelo Cuellar

Primeiramente é preciso saber qual é a diferença entre estes dois tipos de graduação.

Ambas consideradas cursos superiores e de 3º grau, a de 4 anos confere ao formando o título de bacharel e a de 2 anos o de tecnólogo. E qual é melhor?

Não existe um melhor, são coisas diferentes.

Um bacharel (curso de 4 anos) é formado em um curso mais generalista, com um foco maior à especialidade ao final do curso. Um tecnólogo (curso de 2 anos), tem uma formação mais focada e específica, menos generalista.

Por esta razão, bacharéis podem utilizar créditos de suas graduações ao migrar para outros cursos mais facilmente do que tecnólogos, mas precisam estudar o dobro do tempo para se formar.

E para conseguir um emprego, qual é o melhor?

Também vai depender da carreira que você quer seguir! Na área de TI – por exemplo – muitas empresas consideram tecnólogos em seu quadro de profissionais.

A grande questão é que ao escolher sua graduação é importante levar em conta que fazemos um curso superior para aprender e não apenas para ter um diploma. É como não estudar para a prova, ou mesmo colar para garantir a nota.

Até porque na vida profissional as provas semestrais tornam-se diárias; quem “decide sua nota” é o mercado e “colar” pode custar caro, muito caro.

Por isto, quer seja um curso de 4 anos ou de 2, focado em engenharia, psicologia, TI, RH ou história o importante é que você busque o maior aprendizado possível. É ele – e não as notas obtidas na faculdade – que garantirá as bases para o seu crescimento como profissional.

E aprendizado não é somente a matéria ministrada e aquilo que você vai responder nas provas. É também a vivência nos trabalhos em equipe, a experiência nos centros acadêmicos, nos debates em sala de aula, na interação com alunos de outras regiões do país em encontros nacionais de estudantes ou mesmo de diferentes países.

Quanto melhor for este conjunto de aprendizados, melhor será sua empregabilidade, sua chance de ter uma boa remuneração fazendo o que você gosta e de ser bem-sucedido.

BOA SORTE!!
——————–
Outros post interesantes:

O Profissional do Futuro

Senioridade vs Maturidade, Retenção vs Atração

Comentários
A seção Blogs é melhor vista nas versões recentes dos browsers Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer. Não funciona no IE na versão 8 ou inferiores.