São Paulo
Germano Luders
Carregando

Network, o que é isto mesmo?

Marcelo Cuellar

Afirmar que network é uma coisa importante para sua carreira é um senso comum. Mas você sabe exatamente o que quer dizer construir um sólido network?

Ter diversos amigos no Facebook ou muitas conexões no Linked In não quer dizer em absoluto que você tem um sólido network. Isto porque somente o número de conexões não vai garantir todas as vantagens que um sólido network pode lhe ofecer.

Network de verdade é  uma rede de contatos que pode lhe proporcionar valor, que pode ir desde a troca de valiosas  informações até a ajuda no caso de uma recolocação profissional.

E para ter uma rede destas não basta adicionar pessoas no Linked in ou no Facebook; você deve cultivar periodicamente ações de fomento da sua rede de contatos.

E estas ações de fomento se resumem a uma palavra: TROCA. Isto mesmo. Network é uma troca. Se você quer extrair valor da sua rede de network precisa também oferecer valor a esta rede de contatos.

Networking é uma ação contínua que deve ser feita sempre, não somente nos momentos difíceis da sua carreira. Aliás os momentos difíceis são aqueles quando você vai “resgatar” um pouco do valor “depositado” em sua rede de relacionamentos.

É claro que as redes sociais são ferramentas que facilitam e muito as ações de networking. Mas lembre-se que elas são coadjuvantes de uma ação que tem o elemento humano como fator essencial.

BOA SORTE!!

————————————————————————————–

Leia também:

C@rreir@ On Line

Comentários
A seção Blogs é melhor vista nas versões recentes dos browsers Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer. Não funciona no IE na versão 8 ou inferiores.