Relação Ganha x Ganha. Mito ou realidade? | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Relação Ganha x Ganha. Mito ou realidade?

Airton Carlini

De tempos em tempos surgem alguns temas que passam a ser difundidos como se fossem a última maravilha do Mundo e que vão resolver todos os problemas de vendas, gestão e correlatos.

O termo ou uma “estratégia” Ganha x Ganha, nem é tão nova assim mas nestes tempos árduos e relativamente escassos que estamos vivendo,  tem se tornado mais forte na boca de todos os vendedores, negociadores e gestores de modo geral.

Aqui cabe ou proponho uma reflexão.

Relação Ganha x Ganha, nada mais é do que a única relação sustentável possível seja ela de que modo for. Isto mesmo. Algo muito simples e que existe desde que o mundo é mundo da forma como conhecemos.

Como é que é? Vou explicar.

O que se busca nas relações empresariais é sustentabilidade. A única forma de manter uma relação sustentável é dar ao outro uma oportunidade de também se sentir satisfeito com a relação. Não se pode vender algo para alguém de modo contínuo, se quem comprou não ficar satisfeito com o produto ou serviço.

Isto sempre foi assim. Se você tem um funcionário por exemplo, e não trata com respeito, ele pode até trabalhar na sua empresa mas na primeira oportunidade vai embora.

Se você vende um produto ou serviço de uma qualidade X e entrega algo muito pior, em algum momento o seu consumidor vai perceber e vai embora. Você, eu, todos nós somos assim. O que queremos é realizar uma transação que seja benéfica para nós e ela apenas poderá ser benéfica se for benéfica para o outro também.

Acreditar que uma relação só é boa se você levou vantagem, é um grande erro de interpretação.

A questão esta muito mais na semântica e no lado Cultural antigo e ultrapassado de que devemos levar vantagem. Obter algo especial por um preço comum. Isto não existe no longo prazo. Não se sustenta.

Podemos exemplificar metaforicamente sobre a Previdência Social. Não vou entrar no mérito de como deveria ser a tão decantada reforma, até porque não entendo do assunto mas, de uma coisa eu tenho certeza. Os números não fecham. Não é sustentável. Por muitos anos acreditou-se que alguém poderia ganhar mais e o Estado que se virasse para pagar.

Esquece  corrupção. Todos sabemos que ela existe e contamina o sistema e deve ser extirpada da sociedade. Acontece que mesmo que ela jamais existisse em tempo algum, ainda assim o sistema não é sustentável pois não tem a lógica do Ganha x Ganha. Imaginou-se um dia que o Estado proveria a todos sem uma contrapartida sustentável.

Isto não pode ser assim. As relações precisam ser equilibradas onde todos possam ganhar. Desequilibrou? Só um lado ganha? Vai acabar quebrando um lado e toda a cadeia produtiva perde com isto.

É evidente que existe concorrência em quase todos os mercados e cada um de nós quer ganhar mais. Faz parte do mundo capitalista. Só que para ganhar mais é preciso acima de tudo Gestão. Isto faz a sua empresa ser sustentável e não vender mais e entregar menos.

O assunto  é rico e poderia ser abordado por vários ângulos mas, por hora, o importante é ter em mente que uma relação Ganha x Ganha seja ela profissional ou pessoal, não é nenhum Mito. É A ÚNICA FORMA DE TERMOS UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL.

Quer ganhar mais? Faça com  que o outro ganhe também. Isto vai ser bom para todos. Pode acreditar!

Airton Carlini

 

 

 

 

Airton Carlini
Consultor e Palestrante parceiro do Grupo Empreenda.
É colunista do Blog do Management da EXAME.com
http://grupoempreenda.com.br/airton-carlini/

A Empreenda presta serviços de consultoria em:

  • Estratégia Empresarial
  • Desenvolvimento de Líderes e Equipes
  • Eficácia Comercial / Qualidade de Atendimento
  • Qualificação e Desenvolvimento de Canais e Parceiros
  • Family Business
Comentários