Blog do Management

22.11.2011 - 08h00

Greenpeace lança ranking das empresas “verdes”

O Greenpeace lançou neste mês mais uma versão do “Guia dos Eletrônicos Verdes”. O ranking de boas práticas das principais empresas do setor de tecnologia do mundo utilizou esse ano novos critérios de avaliação, que classificaram a HP, Dell e Nokia como as três primeiras colocadas.

O objetivo do ranking é verificar se as empresas estão cumprindo as metas ambientais prometidas/ Foto:Divulgação

O concurso foi dividido em três grandes temas: “Energia & Clima”, “Produtos mais verdes” e “Operações Sustentáveis”. Para se sair bem os fabricantes precisaram demonstrar que seus produtos não possuíam substâncias químicas perigosas à saúde humana e ambiental e comprovar práticas de redução de emissões de carbono.

O principal objetivo do guia é verificar se as metas ambientais prometidas pelas empresas estão de fato sendo cumpridas. Ele avalia os equipamentos desde o conteúdo de suas embalagens, até o sistema de reciclagem praticado pelas marcas.

A 17ª edição avaliou 15 marcas. Os piores desempenhos ficaram com a Lenovo, Panasonic, Sony, Sharp, Acer, LG Eletronics, Toshiba e a RIM (Blackberry). Todas elas pontuaram abaixo de três, dentro de um total de dez pontos.

Empresas vencedoras

A multinacional norte-americana HP foi considerada a empresa mais verde, com 5,9 pontos. Segundo o Greenpeace, foi graças à exclusão de fornecedores de papel ligados ao desmatamento que a HP conseguiu subir três posições com relação ao ano passado.

A empresa Dell foi a vice campeã, com 5,1 pontos, por seguir os mesmos princípios da HP. Só ficou mais atrás devido à baixa política efetiva de reciclagem de seus produtos em países onde não existe legislação específica.

A Nokia, que era campeã desde 2008, ficou com o terceiro lugar esse ano por falta de estratégias na redução do consumo de energia.

A Apple deu um grande salto no ranking, saindo da nona posição para o quarto lugar. Essa superação se deu devido às melhorias nos equipamentos e ao empenho em dar uma destinação mais correta aos aparelhos que produz.

Comentários (0) 

  • Termo de uso | Comentários sujeitos a moderação
Expandir todos os 0
Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados