São Paulo
Germano Luders
Carregando

Não é só de compras que se faz um trader

Leandro Ruschel

O mercado segue com a presença de boa pressão vendedora, com a consolidação da resistência por volta de 65200 pontos e busca do fundo anterior nos 61700 pontos. Apesar da perna de alta anterior ter apresentado alguns sinais positivos, como o rompimento da média de 21 períodos, na semana passada o mercado apresentou queda, dentro do cenário negativo esperado. Vejo mudanças apenas no caso de rompimento da faixa de 65200 pontos.

O dólar futuro repicou a partir do fundo formado em 1.579,00 com o teste de resistência imediata por volta de 1.610,00. O rompimento desse patamar seria um sinal positivo para o dólar e negativo para as ações, já que os dois mercados são inversamente correlacionados.
O DJI consolida tendência de baixa no gráfico diário, após montar um topo em 12870 pontos. Com a perda do suporte por volta de 12090 pontos, o mercado segue com uma simetria baixista e busca os 11550 pontos. O estado sobre-vendido pode trazer algum repique, mas a expectativa é baixista para um prazo mais longo.

Ao longo da semana, um ativo em destaque foi PETR4, que chegou a perder importante suporte por volta de 23,30, o menor valor atingido pelo papel em mais de dois anos, o que demonstra a clara tendência de baixa produzida pelo ativo. Após marcar novo fundo em 22,85, o mercado repicou, ainda sem mudança na tendência de baixa. Sigo com operações na ponta vendedora e mudo a expectativa negativa no caso de rompimento da zona de resistência consolidada por volta de 24,45.

A VALE5 marcou resistência por volta de 45,30 e só muda o cenário baixista no caso de rompimento desse patamar. O papel encontrou suporte ao longo da semana num gap anterior, em 43,70. A perda do mesmo poderia levar o mercado a testar os próximos suportes em 42,80 e 41,70.

O setor de siderurgia segue com forte pressão vendedora, podemos utilizar a CSNA3 como exemplo. Ao longo da semana ofereceu sinalização de venda pela perda do suporte em 21,50 com boa movimentação de queda a seguir. Pelo candle formado na sexta, há expectativa de algum repique, desde que o suporte em 19,65 não seja perdido.

No setor de papel e celulose, o mercado ofereceu forte pressão vendedora, com SUZB5 apresentando a perda de importante suporte por volta de 13,40. A formação de um candle de reversão fora das bandas se enquadrou num setup contra-tendência, ou seja, pelo afastamento da MM21, há expectativa de algum repique ao longo dessa semana, desde que não haja a perda do fundo em 12,25.

O movimento de BRFS3 ao longo dos últimos dias demonstrou como é possível operar um ativo mesmo sem acompanhar o noticiário. Vendi o papel na perda do suporte em 28,70, com posterior queda forte e formação de um fundo por volta de 24,30. Pelo afastamento da MM21 o mercado pode repicar, mas dentro de clara tendência de baixa.

Resumindo, o mercado como um todo segue em correção há bastante tempo e não há sinalização mais clara de reversão por enquanto. Nesse cenário, é muito importante saber operar também na ponta vendedora.

Comentários
A seção Blogs é melhor vista nas versões recentes dos browsers Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer. Não funciona no IE na versão 8 ou inferiores.