Veja os vencedores do Oscar das startups na América Latina

Premiação é organizada pela Latam Founders Network, rede exclusiva para CEOs, parceiros e fundadores interessados em investimento e tecnologia na região.

O Startupi acompanhou ontem a terceira edição do “Annual Awards Gala“, evento que premia os profissionais, líderes e influenciadores do mercado e pessoas que ajudam a transformar a tecnologia na América Latina. A premiação é organizada pela Latam Founders Network, uma rede exclusiva para associados CEOs, parceiros e fundadores interessados em investimentos e tecnologia da região.

Nomes como Fernando Fascioli, presidente da McCann World Wide para América Latina e Caribe; Deborah Vieitas, CEO da AmchamBrasil; Mariano Gomide Faria, fundador e CEO da VTEX; e Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor do Linkedin para América Latina, marcaram presença no evento.

Pamela Granoff, fundadora do Latam Founders, conversou com o Startupi e contou que a premiação surgiu porque, embora existam outras premiações no mercado, muitas vezes são os próprios familiares ou a imprensa que determinam os vencedores.

No Latam Awards, quem escolhe os vencedores são os próprios líderes e membros. Dentro das categorias, eles submetem seus indicados. As startups que recebem mais votos entram para o grupo dos finalistas e, então, é aberta uma nova votação.

Essa é a terceira edição do evento, que só acontece no Brasil mas traz pessoas de todos os lugares do mundo: EUA, Europa, México e todos os países da América do Sul.

Segundo Pamela, “se você está fazendo negócios na América Latina, você precisa fazer algo no Brasil. Mesmo que os fundadores e os membros da Latam Founders não estejam sediados no Brasil, eles estão sempre vindo para cá”.

Confira abaixo a lista dos vencedores:

Melhor investidor: Redpoint e.Ventures

Melhor B2B: Contabilizei

Melhor B2C: Nubank

Empresa de Impacto: Dr. Consulta

Empresa Inovadora: Pipefy

Melhor Aceleradora: Aceleratech

Empreendedor do ano: Bruno Pieronon, CEO da Zup

Melhor Empresa Internacional: Uber

O Prêmio Latam Founders já impulsionou os vencedores a realizarem grandes feitos, tornando-se agentes de mudanças no mercado da tecnologia, passando por um rápido crescimento e recebendo investimentos significativos.

No Latam Founders Award Gala de 2015, por exemplo, o Nubank ganhou o prêmio de “Empresa Mais Inovadora” e conseguiu US$ 30 milhões de série B em apenas três meses. Em janeiro, a empresa levantou outros US$ 52 milhões.

“Levamos a experiência do cliente muito a sério no Nubank. Não só temos uma equipe de engenheiros e desenvolvedores completamente focada em criar o melhor produto, como também temos uma equipe de atendimento trabalhando 24 horas por dia para criar a melhor experiência possível para o consumidor”, afirma Edward Wible, cofundador e CTO do Nubank.

A Aceleratech recebeu o prêmio de “Melhor Aceleradora” pelo terceiro ano consecutivos. Em resposta a este prêmio, Pedro Waengertner, fundador da aceleradora, comentou: “Em 2015, vendemos cinco empresas! O tempo médio para concretizar uma aquisição é de cinco a dez anos, então, para nós, concretizar cinco aquisições em menos de quatro anos de operação foi um grande resultado”.

O evento realmente aproxima as pessoas e é uma grande oportunidade para investidores, startups e CEOs se conhecerem, trocarem experiências e fecharem negócios. Para o próximo ano, Pamela afirma que podemos esperar mais conexões de alto nível.

Texto publicado em Startupi.