Vale a pena abrir uma franquia em casa e trabalhar meio período?

Trabalhar de casa pode parecer ótimo. Mas será que funciona para você?

Franquiashome office” são aqueles negócios em que você pode trabalhar em casa, sempre muito à vontade, podendo visitar a geladeira com frequência, com um olho na TV e outro no computador. Além disso, é possível definir seu horário e também a carga de trabalho.

Parece muito bom, melhor ainda se o seu negócio é uma franquia!

Mas vale mesmo a pena ter uma franquia para trabalhar em casa e apenas por meio período? Vamos ver quais os principais benefícios e desafios exigidos de um franqueado que pode trabalhar em casa:

Suas motivações X distrações

Qual a sua motivação? Se costumeiramente acorda cedo e parte para atacar a lista de tarefas que está sobre sua mesa no atual emprego, esse pode ser um bom indicativo de que você terá  sucesso com um negócio “home office”.

Mas se a grande motivação, por exemplo no seu atual emprego, é apenas lutar para não ser demitido, considere que ter uma franquia “home office” não será adequado para você.

Para ter seu próprio negócio em casa você precisará ser muito produtivo e, se por um acaso você é daqueles que se distrai com todas as atividades que acontecem ao seu redor – crianças, cônjuge, pássaros, tarefas caseiras que deixou para depois, certamente não terá a necessária dedicação e atenção focada para o seu negócio “home office”.

Auto controle X controlado

Ao trabalhar em casa, você perderá a relação e o convívio com colegas de trabalh

o e a sensação de fazer parte de uma equipe. Você pode ser um daqueles lobos solitários que gostam da vida autônoma, ou talvez daquele tipo de pessoa que rende mais quando tem um chefe à sua espreita.

É claro que nem todas as franquias “home office” obrigam a um isolament

o completo. Algumas franquias permitem que você trabalhe em casa, mas exigem seu envolvimento pessoal e presencial com clientes.

Quando você tem seu próprio negócio, pode controlar suas horas de trabalho, que serão compatíveis com as receitas. De um modo geral, quanto mais você trabalha, mais você ganha!

Organização, disciplina e muita motivação

Um franqueado “home office” bem sucedido é muito organizado e disciplinado. Ter

á que fazer e atender suas ligações, responder e enviar e-mails, além de uma forte atividade em redes sociais para vender.

Além de uma agenda pessoal bem controlada, terá cobranças, contas a pagar, contatos e atendimentos tendo que definir objetivos pessoais e trabalhar muito para alcançá-los.

Você terá que estabelecer metas, como, por exemplo, conseguir atingir pelo menos cem clientes até o final do primeiro semestre de atuação no negócio. Além disso, deverá definir os meios com os quai

s poderá atingir esta meta, ou seja, pelo Facebook, telefone ou mesmo com visitas a clientes potenciais.

Tudo dependerá do seu esforço pessoal com planejamento e muita organização, além de uma enorme motivação.

Patrão do empregado, empregado do patrão!

Legal, finalmente você é o patrão, o chefe! Mas também será o seu próprio empregado. Em um negócio “home office” você geralmente é tudo, desde presidente até funcionário. Você paga as contas, cobra, resolve os problemas do cliente e se torna o especialista em marketing. Se o seu computador não estiver funcionando, você deve cons

ertá-lo ou entrar em contato com alguém para que o faça.

Ah, mas os benefícios!

“Home office” funciona bem para uma série de negócios, particularmente aqueles que não exigem a contratação  de funcionários. Também para aqueles negócios em que você não receberá a visita de clientes, mas que terá eventualmente visitá-los.

Você terá uma considerável redução de despesas evitando gastar com espaços em lojas e

escritórios para instalar o negócio, além de trabalhar em casa perto da família.

Mas não vai funcionar se você não trabalhar. Se as distrações de estar em casa são muito tentadoras, ou se a falta de interação com os outros faz com que você se sinta isolado, você não estará focado em seus negócios e sua empresa não conseguirá render o que você esperava.

Marcus Rizzo é sócio-fundador da consultoria Rizzo Fr

anchise.

Envie suas dúvidas sobre franquias para pme-exame@abril.com.br.