Tallis Gomes, do Easy Taxi, cria “fábrica de startups”

Tallis Gomes, fundador e ex-CEO da Easy Taxi, anuncia a criação da eGenius Founders; a venture builder deve lançar cinco empresas até o final do ano

São Paulo – Tallis Gomes, fundador e ex-CEO da Easy Taxi, anuncia a criação de sua nova empresa, a eGenius Founders. A empresa é uma venture builder focada em dois segmentos: serviços do online para o offline (O2O) e internet das coisas (IOT).

Diferentemente do modelo de venture capital, incubadoras ou aceleradoras, a eGenius cria startups usando ideias próprias à partir de seus recursos e designam equipes internas para desenvolver o negócio. A alemã Rocket Internet é um exemplo de empresa que adota esse tipo de modelo de negócio.

“Nós analisamos o mercado friamente e tentamos criar uma solução desde o começo. Todo o processo de criar a empresa, ir pra rua, é como se fosse uma fábrica de startups”, explica Gomes.

Com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação no Brasil, o empreendedor conta que a ideia de criar a empresa surgiu no final de 2013. Durante uma temporada que morou em Seul, Coreia do Sul, ele teve contato com executivos da Samsung e viu de perto o potencial da internet das coisas.

“A gente quer melhorar a vida das pessoas de verdade. Estou muito empolgado, achei que não ia sentir isso desde a criação da Easy Taxi”, conta. No ano passado, o empreendedor deixou o cargo de CEO da Easy Taxi e hoje é membro do conselho.

As empresas criadas compartilham recursos da holding como das áreas de TI, financeiro, mas funcionam de forma independente. De acordo com o empreendedor, os seis sócios-fundadores investiram pouco menos de 10 milhões de dólares em recursos próprios na criação da nova empresa.

Até o final do ano, a eGenius Founders pretende lançar cinco empresas. A Easy Carros, plataforma de contratação de serviços automotivos, é a primeira delas e está em operação desde o início do ano.

Lavagem a seco, higienização interna, limpeza técnica de motor e hidratação de banco de couro são alguns dos serviços que donos de carros podem contratar por meio do aplicativo.

O empreendedor adianta que a segunda empresa da eGenius será lançada no próximo mês e, em três meses, pretende internacionalizar e chegar a outros países da América Latina.