Dólar R$ 3,32 0,51%
Euro R$ 3,76 0,11%
SELIC 10,25% ao ano
Ibovespa -0,82% 61.675 pts
Pontos 61.675
Variação -0,82%
Maior Alta 5,67% CSNA3
Maior Baixa -3,90% ESTC3
Última atualização 27/06/2017 - 17:21 FONTE

Qual o significado do termo “pivotar”?

Saiba o significado da expressão adotada pelos empreendedores de startups

São Paulo – Empreendedores, principalmente aqueles à frente de startups, vêm usando um novo verbo — “pivotar”. O termo é derivado do inglês to pivot (“mudar” ou “girar”) e designa uma mudança radical no rumo do negócio. “Por não entenderem direito do que se trata, muitas pessoas acabam usando o verbo de maneira errada”, diz Frederico Lacerda, sócio da aceleradora 21212.

1 O que é

Quando um empreendedor decide mudar o plano de negócios depois de ter testado uma estratégia e não ter obtido os resultados esperados, ele pivota o negócio.

Exemplo: o dono de uma loja de revenda de painéis que geram energia a partir da luz do sol pode pivotá-la e passar a só alugar os equipamentos para em­presas, em vez de vendê-los a consumidores finais.

2 Para quem serve

Donos de startups costumam mudar mais frequentemente de estratégia, pois acabaram de criar o negócio. Por essa razão, o verbo costuma ser bastante utilizado em aceleradoras e incubadoras — e por investidores com participação nessas empresas.

3 Quando evitar

Se um empreendedor faz algum ajuste no plano de negócios, como adiar ou antecipar a contratação de executivos ou trocar um fornecedor, ele não pivota a empresa — apenas muda de ideia. Pivotar é mudar de estratégia depois de perceber que a empresa estava no caminho errado.