Onde investir em marketing digital para 2012?

Com forte presença online, as pequenas empresas também conseguem faturar mais

Onde investir em marketing digital para 2012?
Respondido por Leandro Kenski, especialista em marketing digital

Muitas pessoas me perguntaram nestas últimas semanas o que deveriam incluir no planejamento de marketing de suas empresas em 2012. Sempre digo que isto depende muito dos objetivos que sua empresa precisa alcançar. O básico, porém, todo empreendedor deve fazer.

Investir para que sua empresa apareça bem posicionada nos resultados dos buscadores continua sendo uma estratégia vencedora, pois é nessa hora que seus potenciais clientes estão efetivamente procurando pelo produto ou serviço que você oferece. Um plano para SEO (otimização para os buscadores) e links patrocinados podem ajudar. Boa parte da verba investida no marketing digital das empresas segue este caminho.

O e-mail marketing é uma das ações com melhor retornoe toda empresa deve se preocupar em construir sua base de dados de e-mails e manter uma comunicação frequente com ela.

O crescimento do tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais vem incentivando as empresas a aumentarem os investimentos em mídias sociais ano após ano. Para começar, vale a pena criar e manter presença no Facebook, no Twitter e possuir um blog corporativo. Além disso, teste investimentos em social ads, que podem ter uma segmentação bem acertada.

Obviamente existem muitas outras oportunidades além dessas, como programas de afiliados, compra de mídia display, ações de co-registro, criação e divulgação de vídeos e mobile marketing. Independentemente das ações que sua empresa adote, sempre sugiro entender o que você espera do marketing digital, planejar, executar, otimizar e garantir que tudo seja medido adequadamente.

Leandro Kenski, Media Factory

Leandro Kenski é CEO da Media Factory, agência especializada em marketing digital.

Envie suas dúvidas sobre marketing digital para examecanalpme@abril.com.br