Comprar e vender na internet vai ficar mais caro – saiba por quê

Os Correios encerraram o principal serviço de entrega usado pelos e-commerces. Com isso, quem compra pela internet pode esperar novidades desanimadoras.

São Paulo – Os Correios encerraram nesta semana o e-Sedex, serviço de postagem específico para comércio eletrônico, mais barato e rápido do que outras opções disponíveis para pessoas físicas e que era usado pela grande maioria das lojas virtuais.

O que isso significa para lojistas e consumidores? Segundo Rodrigo Nakagaki, presidente da Ablec (Associação Brasileira de Lojistas de e-Commerce), as compras online devem ficar mais caras e demoradas – e os mais afetados serão os pequenos empreendedores com sede em cidades mais distantes dos centros econômicos. Ou seja, aqueles que já enfrentam mais dificuldade para empreender.

Com isso, clientes acostumados a comprar pela internet podem esperar por fretes mais salgados ou prazos mais longos, pois eles virão.

Inaugurado em 2000, quando o comércio eletrônico ainda era incipiente no país, o fim do serviço fará com que as lojas virtuais optem por uma das seguintes opções: elas podem usar os outros serviços dos Correios (Sedex ou PAC), ou podem contratar uma transportadora privada para fazer sua entrega.

Se optar pelos serviços dos Correios, o empreendedor precisará escolher entre uma entrega rápida, porém cara, via Sedex, ou uma entrega mais barata e demorada, via PAC. Os Correios afirmam também que preparam um novo serviço para este segmento, o Correios Log. A opção está disponível desde setembro de 2016 em São Paulo e desde março de 2017 em Brasília.

Já a opção pelas transportadoras privadas traz outros problemas. Além de oferecerem um serviço em geral mais caro que o do e-Sedex, as transportadoras não devem conseguir atender empreendedores com sede em cidades no interior ou em regiões como Norte e Nordeste. Empreendedores muito pequenos também devem ter dificuldade em contratar esse serviço.

“Muitas vezes a transportadora não terá sede na cidade de origem da remessa. Em outros casos, se o negócio for muito pequeno, ele não consegue ter acesso a esse serviço, pois as transportadoras atuam com quantidades maiores”, explica Nakagaki.

A Ablec, que representa 50 lojas virtuais, negociou com uma transportadora para conseguir um contrato mais vantajoso para seus associados. Mesmo com essa negociação, segundo Nakagaki, o frete ficará de 10% a 15% mais caro.

“A maioria das desistências nas compras virtuais acontecem por causa do frete. Com esse aumento, é possível que a desistência seja maior. Ainda mais num momento de crise em que as pessoas estão pensando mais antes de gastar”, afirma.

Marcelo Fujimoto, CEO da empresa de logística Mandaê, concorda que o fim do e-Sedex vai prejudicar o pequeno empreendedor. “É uma notícia ruim para as pequenas e médias empresas, prejudica a logística e aumenta os custos. Com o e-Sedex, essas empresas tinham descontos bem agressivos que não terão mais”, afirma. Ele ressalta que os grandes e-commerces já têm alternativas próprias de transporte de mercadorias e devem ser pouco prejudicados.

Matéria atualizada às 09:38 do dia 22/06/2017 para corrigir informações sobre o Correios Log.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. ViP Berbigao

    Monopolios extremamente nocivos para nossa competitividade: Eletricidade, Correios e refino de combustíveis… Mas o q mais nos torna obsoletos é o custo de manter essa máquina estatal inútil, especialmente duodécimos para Legislativo, MP e Judiciário… Nadam em dinheiro e inventam toda sorte de mordomia, obra e o escambal pq não pode sobrar orçamento no final do ano… Td nesse país gira com a lógica de gastar por gastar senão no ano seguinte é cortado do orçamento… É loucura ou não é? Não tem como melhorar não. Só piora.

  2. Correio é um LIXO! As encomendas nunca chegam, pois alegam que as áreas de determinados bairros são de risco, no entanto nunca deixaram de cobrar o valor do envio. Pura fraude e estelionato. Aliás onde tem político só dá nisso. Para que servem os políticos?

  3. Andamento com Acertadamente Penal Brasileiro. http://sexonanet.net

  4. Eս como o valioso informação você fornecer na sua artigos.
    Ι’ll indicador seᥙ blog e dê uma olhada novamente aqui frequentemente .
    Ꭼu sou razoavelmente certos Εu vou aprender mսitos coisas
    novas adequada aqᥙi ! Boa sorte рara o próximo! https://Georgem.co.tz/member.php?u=14600-TrenaG1981099

  5. Maravilhoso artigo ! Esse conteúdo certamente me ajudou.
    Obrigado e permaneça escrevendo conteúdos tão incríveis
    como esse. http://turbodrolfunciona.win/turbo-drol-funciona-comprar-turbo-drol-em-bahia-4/

  6. Faltou a informação de que no lugar do e-SEDEX (que era um serviço de remessa expressa destinado ao comércio eletrônico e que atendia as principais localidades), as empresas tiveram acesso a um pacote de serviços destinado ao ecommerce, onde os valores são menores dq o de empresas de outros segmentos e sem restrição de destino.
    E que para localidades com maior fluxo de encomendas o valor até caiu.
    Informação com competência e responsabilidade, é só oq pedimos (informação direcionada já basta a Rede Globo).

  7. Nice article and also I simply wanted to praise you as
    well as claim well done http://forum.mimopay.com/member.php?u=94839-KelleyCulb

  8. This is such a fantastic message. I think I will think about it for the remainder of the day.

    Many thanks a great deal! http://www.wattpad.com/user/marc34find

  9. Adorei o artigo recentemente eu comprei um livro chamado o guia da reconquista perfeita http://lapaivastore.com.br/guia-da-reconquista-perfeita-funciona/ pela internet e tive alguns problemas com o frete dos correios. porem no fim acabou dando tudo certo.