O que é uma ideia escalável?

Especialista em startup explica quais são as características que compõem um negócio escalável

O que é uma ideia escalável?

Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

O que significa ser escalável em negócios? O termo vem do conceito de produção em escala, isto é, algo que se pode reproduzir repetidamente em grande quantidade com grande ganho de produtividade, também conhecido como “produção em massa”.

Este conceito se aplica não só na fabricação de produtos, mas também na prestação de serviços que possam ser replicados sem demandar recursos (capital e/ou mão de obra) na mesma proporção do seu crescimento. Alguns exemplos de negócios escaláveis são os meios de comunicação, indústrias em geral, serviços de telecomunicações, etc., pois podem atender uma grande quantidade de clientes, utilizando uma estrutura básica comum a todos.

Por outro lado, exemplos de modelos de negócio pouco escaláveis são bares, restaurantes, serviços de consultoria, serviços pessoais, pois para atenderem mais clientes, precisam ter investimentos e aumento de equipe praticamente na mesma proporção do seu crescimento. Mas isto não significa que não possam ser criados negócios escaláveis para estes mercados.

Um exemplo de como transformar este tipo de negócio em escalável é a constituição de um sistema de franquia. Neste caso o franqueador poderá multiplicar o atendimento a clientes e consequentemente suas vendas sem ter que aumentar significativamente a sua infraestrutura, pois esta fica sob responsabilidade dos franqueados.

Assim, para ter uma ideia escalável, é preciso sempre avaliar se para o crescimento do negócio será necessário um aumento de capital e/ou pessoal na mesma proporção. Em caso positivo, deve-se pensar em um modelo de negócio que possibilite replicar a ideia, como franquear ou licenciar o seu know-how.

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, é investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil.

Envie suas dúvidas com a palavra startups no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br