Dólar R$ 3,28 0,39%
Euro R$ 3,69 0,45%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,45% 62.975 pts
Pontos 62.975
Variação -0,45%
Maior Alta 9,25% JBSS3
Maior Baixa -4,17% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 12:53 FONTE

O que considerar ao lançar um novo produto?

Especialista ensina como fazer um lançamento no mercado

O que considerar ao lançar um novo produto?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo – O desenvolvimento do composto de marketing começa na formulação de uma oferta para satisfazer necessidades ou desejos de um determinado segmento-alvo. Ao formular essa oferta, inicia-se com a definição de um produto. Um gestor de marketing deve tomar diversas decisões em relação ao produto, como a escolha da marca.

Uma vez escolhida a marca, deve-se pensar na embalagem do produto, isto é, no tipo de material (plástico, alumínio, papel, entre outros), nas funcionalidades e nas cores. Em resumo, deve-se pensar nos componentes funcionais e estéticos.

Parte importante da embalagem é a rotulagem. O rótulo deve conter as informações sobre o produto, identificando-o (marca), classificando-o (tipo do produto), descrevendo-o (ingredientes), indicando as formas de uso e promovendo-o. A embalagem, e mais especificamente a rotulagem, são importantes ferramentas de comunicação do produto.

Outras decisões incluem as características do próprio produto, como cor, odor, consistência e sabor, quando for o caso. Deve-se também pensar quantos itens deve ter a linha de produtos.

Além disso, o gestor de marketing toma decisões relacionadas aos serviços agregados ao produto, como garantias, serviço de entrega e de manutenção, entre outros.

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br.

Notícias sobre