Foi só questão de tempo até que a abordagem “deslizar para a esquerda para não, deslizar para a direita para sim” para triagem de perfis pessoais deixasse os espaços de aplicativos de encontros e entrasse no mundo corporativo.

Enter Job Today – um aplicativo que já faz sucesso na Espanha – conecta pequenos empregadores, especialmente nos setores de varejo e hospedagem, com potenciais contratados em uma plataforma móvel.

Desde que o serviço foi lançado em abril de 2015, o Job Today inscreveu mais de 20.000 negócios e processou mais de dois milhões de pedidos de emprego em Barcelona, Madri, Londres e Paris.

A startup baseada em Luxemburgo irá anunciar na quinta-feira que conseguiu US$ 10 milhões em capital de risco para abastecer sua contínua expansão pela Europa.

Abastecendo o processo de contratação

Administrando uma cadeia de postos Shell em Luxemburgo, Polina Montano sempre teve dificuldades para contratar equipe, especialmente reposições de última hora para empregados que ligavam porque estavam doentes ou que se demitiram de repente. Classificados eram caros e placas de trabalho, lentas.

E sites como Monster.com e LinkedIn estavam focados principalmente em graduados, mas não naqueles procurando pelo tipo de trabalho que Montano tem a oferecer.

“O atual processo de recrutamento não serve o mercado de pequenos negócios”, disse Montano em uma entrevista.

Montano e Eugene Mizin, uma colega do programa de mestrado de empreendedorismo e inovação na Universidade de Luxemburgo – e que trabalhou como gerente de produção para Ebay e Skype – começou a tentar resolver esse problema.

Juntas, elas fundaram o Job Today.

O aplicativo usa busca baseada em localização para ajudar empregadores a filtrar entre os perfis profissionais criados pelos potenciais candidatos e um sistema de deslizar para a esquerda e a direita parecido com o do Tinder para criar uma lista menor de interessados.

O aplicativo também oferece um sistema de mensagem para os empregadores contatarem uma pequena lista de candidatos – algo que o Job Today força os recrutadores a fazerem menos de 24 horas após destacarem um forte candidato.

Próximos passos

A rodada de financiamento de US$ 10 milhões da série A anunciada na quinta-feira está sendo liderada pela Accel Partners, com a Felix Capital e a Mangrove Capital Partners, com sede em Luxemburgo, que forneceram o capital inicial para o Job Today, também participando.

A empresa irá usar o dinheiro de sua rodada de financiamento para aumentarr seu serviço em Londres e Paris, onde chegou recentemente, bem como para expandir para outras cidades na Europa e mais além.

“Nós sempre pensamos nisso como um produto global”, disse Montano. “Nós queremos nos tornar o LinkedIn dos trabalhadores de colarinho azul”.

Sonali De Rycker, sócia na Accel, que irá fazer parte da diretoria do Job Today, disse que a firma de investimentos estava buscando investir em uma empresa que atendesse as mudanças do mercado de trabalho europeu – com altos níveis de desemprego jovem em muitos países e uma crescente “economia gig”, na qual as pessoas trabalham em empregos temporários e freelances.

Ela também queria um produto que fosse desenhado desde o começo para a tecnologia móvel, disse. “Ele preencheu todos os tópicos para nós”, disse De Rycker sobre o Job Today em uma entrevista.

Tópicos: Apps, Empregos, Tecnologia