Sua empresa precisa de uma equipe de marketing digital?
Respondido por Eric Santos, especialista em marketing digital

Muitas pequenas empresas que estão vendo o potencial do marketing sigital se perguntam o que vale terceirizar ou não fazer e o que vale absorver e criar com uma equipe própria. Para responder a essa dúvida, é importante quebrarmos e analisarmos separadamente algumas das principais atividades do marketing digital.

Há empresas que confiam praticamente 100% do seu marketing digital a uma agência e se limitam a acompanhar alguns relatórios periódicos. Esse é um risco grande. Normalmente nenhum terceiro tem o conhecimento de mercado que sua empresa tem e essa falta de suporte pode ser desastrosa.

De forma geral, recomenda-se que algum gestor dedique-se pelo menos parcialmente à área de marketing digital. A gestão e estratégia sempre precisam de um direcionamento que vem de dentro da empresa.

Em mídias sociais, é improvável que alguém de fora toque perfeitamente o relacionamento por conta própria. Se a empresa já possui uma audiência grande e essa necessidade de interação é muito recorrente, faz sentido fazer internamente, mesmo que um funcionário se dedique apenas parcialmente a isso.

A produção de conteúdo é uma tarefa que exige tempo e, quando não é central na empresa, pode acabar sendo terceirizada sem muitos problemas.

Vale a pena cuidar internamente quando é necessária uma profundidade técnica grande. Se o budget for problema para ter alguém na função ou contratar um terceiro, uma saída é distribuir a responsabilidade de escrever para vários funcionários da empresa, tornando a tarefa mais viável para todos. Ter alguém experiente na empresa fazendo o papel de editor é essencial para bons resultados.

De todas as tarefas do marketing digital, a compra de mídia provavelmente é a opção mais terceirizada entre as empresas. Como não é fácil encontrar profissionais com essa experiência, a escolha faz bastante sentido. Vale internalizar quando a empresa está investindo uma quantia extremamente alta.

Se o modelo de negócios se baseia muito em marketing digital para aquisição de clientes, pode ser muito arriscado manter a operação terceirizada. Também vale pensar na questão de custos: quando a demanda é relativamente pequena, é mais barato contar com a estrutura de um terceiro.

Nos casos em que a empresa decide internalizar, contar com o apoio de consultorias especializadas e treinamentos é essencial para tornar a equipe 100% capacitada, já que nem sempre é simples encontrar profissionais prontos para essas funções.

Eric Santos é especialista em marketing digital e CEO da Resultados Digitais.

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