Natal – Uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de projetos digitais é introdução do negócio na nuvem - o cloud computing. Para acelerar e apoiar as startups potiguares nesse processo, o Sebrae no Rio Grande do Norte, por meio do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic), fechou parceria com a Amazon Web Services (AWS) para investir nos melhores projetos.

A ideia é disponibilizar serviços e suporte técnico aos empreendedores, além de investimentos em startups que podem chegar a US$ 15 mil. Os projetos podem ser enviados até meia noite desta quinta-feira (31) para o e-mail sohsten@rn.sebrae.com.br.

A aliança está sendo feitas em toda a América Latina com o intuito de ajudar na geração das 200 futuras maiores empresas do continente. A empresa norte-americana fará um investimento significativo nas melhores startups definidas por cada parceiro, provendo acesso a todos os serviços da AWS.

O Amazon Web Services (AWS) Activate vai disponibilizar aos empreendedores digitais uma estrutura que inclui treinamentos, suporte, créditos AWS, ofertas especiais de parceiros e um novo fórum focado em startups. Além disso, os projetos aceitos no AWS Activate poderão ter acesso a ofertas exclusivas de parceiros e acesso às mais avançadas ferramentas tecnológicas.

O programa apresenta novos benefícios às startups, fomentando o mercado e acelerando o crescimento do ecossistema brasileiro. As empresas poderão ter acesso, de maneira gratuita, a treinamentos, suporte técnico, créditos utilizáveis na Nuvem da AWS e um fórum direcionado exclusivamente às startups. Na modalidade Portfolio Package, por exemplo, as selecionadas podem receber créditos de pacotes na Nuvem da AWS que podem variar de $ 1 mil a $15 mil, além de outros serviços e benefícios.

O AWS é um sistema pago, mas graças ao projeto Activate, empreendedores de qualquer lugar do mundo vão poder usufruir gratuitamente por um intervalo de tempo desses benefícios. A seleção acontece em duas fases. Após a escolha do Sebrae, os projetos são encaminhados para a Amazon.

Para participar da seleção potiguar é preciso montar uma apresentação do projeto. “Vamos escolher empresas que tenham realmente a intenção de usufruir dessa série de benefícios”, destaca o gestor do Protic, Carlos Von Sohsten. A lista dos projetos potiguares selecionados vai ser divulgada na segunda-feira (4). “O programa não acaba agora. Os selecionados vão participar do AWS Activate Summer 2013, o que significa que a Amazon poderá lançar depois outras oportunidades como essa”.

Tópicos: Aceleradoras, Pequenas empresas, Startups