Como posso calcular o quanto vou precisar de capital para começar um negócio?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

São Paulo - A necessidade de capital para um novo negócio dependerá muito do segmento escolhido, se vai ser uma franquia ou marca própria e do local em que a empresa será estabelecida.

Falando em serviços, podemos escolher três exemplos para responder essa questão. Uma consultoria, por exemplo, demandará um baixo investimento com escritório, um site, carro e telefone, basicamente. Já uma clínica de exames como ressonância magnética, por exemplo, requererá um espaço maior, aparelhagem sofisticada e cara e, ainda, investimentos para sua divulgação. No terceiro cenário, de uma lavanderia ou uma escola de inglês no modelo de franquia, os gastos ficariam dentro de padrões pré estabelecidos pelo franqueador, assim como o local, a mobília, material a ser utilizado, taxas de publicidade, royalties e etc.

Quando falamos em comércio e indústria, também precisamos pensar nesses pontos todos descritos acima. Uma pequena indústria exigirá investimento com maquinário e o valor dependerá uito da tecnologia empregada. á no comércio, a maior necessidade de capital ficará por conta do estoque.

Um bom plano de negócios ajuda a estabelecer e a projetar todos esses gastos que acontecerão antes mesmo da abertura da empresa. Assim, evitam-se as surpresas.

 
Márcio Iavelberg, especialista em finanças


Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.

Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br.

Tópicos: Dicas de Finanças de PME, Dicas para seu negócio, Pequenas empresas, Planos de negócio