Em que estágio de desenvolvimento da startup deve-se procurar investidores?
Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

Uma famosa afirmação diz que o melhor momento para se procurar investidores é “quando não se precisa de dinheiro”, mas cabe analisar e entender o que isto significa. O primeiro ponto é que obter investimento normalmente demora, pois é necessário estabelecer uma relação de confiança mútua, assim, se for procurar um investidor quando já tem premência de receber o aporte, provavelmente não conseguirá no tempo necessário

Por isso, recomendo a todos empreendedores que iniciem contatos com investidores, pelo menos, seis meses de antecedência de quando precisará do capital.

Outro aspecto importante é que quando não precisa de dinheiro, seu poder de negociação aumenta significativamente. Pois, conseguindo vários investidores interessados no seu negócio, é possível avaliar qual terá a melhor proposta. Mas, cabe observar que não se deve avaliar apenas os aspectos financeiros, pois tão o mais importante que isto é o quanto o investidor poderá ajuda-lo a crescer seu negócio.

Por fim, cada tipo investidor tem uma expectativa diferente com relação ao estágio do seu negócio, assim, se for procurar um investidor anjo, você deve ter pelo menos um protótipo/prova de conceito do seu negócio, isto é, não adianta busca-lo somente com uma ideia ou plano de negócio.

Para fundos de investimento, eles esperam que já tenha faturamento, sendo que para cada um o patamar pode ser diferente, assim, é importante pesquisar antes para não bater nas portas erradas.

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, é investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil Envie suas dúvidas com a palavra startups no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br