Quais os pontos mais importantes em um contrato de franquia?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias

São Paulo - O contrato de franquia, como qualquer outro, deve ser muito bem analisado antes de sua assinatura, preferencialmente por um profissional.

Tendo em vista que é elaborado pelo franqueador, de acordo com suas expectativas em relação à rede, caberá ao interessado na franquia avaliar se pode corresponder às expectativas, respeitando as regras estabelecidas pelo franqueador, com seus benefícios e ônus.

No momento da compra da franquia, muitas pessoas, na empolgação, se esquecem que como todo negócio a franquia é um risco, e imprevistos podem acontecer e a relação entre as partes pode se dissolver. Só neste momento os franqueados se preocupam com a real análise do contrato e, por vezes, não concordam com as regras ali descritas, gerando desgastes a todos os envolvidos.

Sendo assim, todos os pontos do contrato de franquia merecem muita atenção, inclusive os que tratam do fim do relacionamento franqueador/franqueado e quais as conseqüências, pois o que está escrito e assinado dificilmente poderá ser revertido posteriormente.

O que fazer quando o franqueador não dá o suporte que prometeu?

Claudia Bittencourt é especialista em franquias e diretora e sócia-fundadora da Bittencourt Consultoria. 


Envie suas dúvidas sobre franquias para 
examecanalpme@abril.com.br

Tópicos: Dicas de Franquias, Franquias, Dicas para seu negócio, Pequenas empresas