Brasília – O prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) referente a 2011, que terminaria nesta segunda-feira (16) foi prorrogado. As micro e pequenas empresas (MPE) do Simples Nacional têm agora até sexta-feira (20) para entregar o documento. A decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional está na Resolução nº 99.

Segundo o secretário executivo do Comitê, Silas Santiago, a medida levou em conta problemas no aplicativo de recepção do documento. O problema chegou a gerar multas por atraso na entrega do documento ainda nesta segunda-feira. Conforme Silas Santiago, essas multas serão canceladas.

Segundo o Comitê Gestor, até as 17 horas desta segunda-feira foram entregues mais de 3 milhões de declarações. A previsão é que esse número chegue a 3,3 milhões até o fim do prazo. A declaração é feita pela Internet, no endereço http://www8.receita.fazenda.gov.br.

Essa é a última vez que as empresas do Simples devem entregar a DASN. O fim da obrigação foi instituída pela Lei Complementar 139/11 que, entre as medidas, ampliou a receita bruta anual das empresas do Simples. “Isso desburocratiza o trabalho das empresas, pois agora a Receita aproveita as informações que elas informam quando vão calcular o imposto mensal”, explica Silas.

Para os empreendedores individuais o prazo para entrega da Declaração Simplificada do Simei (DASN-Simei) termina dia 31 de maio.

Tópicos: Incentivos fiscais, Pequenas empresas, Simples Nacional