Aguarde...

Investimento | 20/03/2012 06:00

Por que você deve abrir seu negócio com pouco dinheiro

Segundo especialista, fontes limitadas de recursos garantem um melhor uso do dinheiro quando a empresa cresce

dreamstime.com

Investimento

São Paulo - Entre as primeiras preocupações na saga para abrir uma empresa – envolve a escolha de um local, levantamento de documentos, contratações, estoques, etc –, a mais preocupante costuma ter nome, mas nem sempre endereço: dinheiro. Entre os caminhos mais buscados estão os empréstimos com familiares e amigos. Os bancos também são procurados por muitos, assim como os investidores-anjo.

O professor da Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) Armando Terribili afirma que a chave do sucesso de qualquer negócio não está na quantidade de dinheiro, mas em uma boa ideia. “É algo inovador, que vai ao encontro do que o mercado está esperando e nem sempre precisa de muito dinheiro para ser implementada."

O caminho para conseguir o investimento previsto para o negócio passa, como todos sabem, pelo convencimento de quem tem o dinheiro. Para isso, um plano de negócios conciso e certeiro é imprescindível. Informações sobre produtos, objetivos, preços, expectativa de retorno, entre outros aspectos, devem estar explicadas em detalhes no roteiro.

Terribili acredita que só um plano de negócios bem estruturado é capaz de atrair investidores para o negócio. “Sem estimativa precisa de vendas, análise profunda dos custos fixos e variáveis, melhor não arriscar. Com estudo e conhecimento, vale a pena investir porque a probabilidade de sucesso é maior."

O que não é senso comum, no entanto, é sobre a quantidade de dinheiro necessária para dar o start na empresa. “Nenhum empreendedor de pequeno porte deve abrir um negócio com muito dinheiro, mesmo que tenha acesso a linhas de crédito”, destaca o professor de Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo, Evandro Paes dos Reis.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados