Aguarde...

Startups | 02/01/2012 10:02

O top 10 das startups brasileiras

Quem foram as empresas que apareceram em 2011 e devem crescer ainda mais neste ano

Diogo Bedran, da

Germano Lüders/EXAME.com

O empresário alemão Malte Horeyseck (em pé, ao centro) e os sócios da Dafiti

O empresário alemão Malte Horeyseck (em pé, ao centro) e os sócios da Dafiti: a primeira no top 10

São Paulo - No ano passado, o top 10 das startups brasileiras gerou muita discussão. É impossível fazer um top 10 que agrade a todos, creio que também seja bastante complicado fazer um top 50 que não resultará em pelo menos 5 comentários lembrando de alguma startup que não foi para a lista.

Este top 10 irá focar na estratégia e crescimento das empresas durante o ano de 2011, que foi ótimo para o mercado brasileiro de startups. Foram mais de 60 investimentos em 2011. Isso dificultou um pouco na escolha do Top 10 deste ano, já que muitas empresas foram muito bem.

Dafiti
A Dafiti é uma loja online com grande variedade de marcas nacionais e internacionais de calçados, roupas e outros acessórios. A empresa foi fundada pelo alemão Malte Horeyseck e outros três sócios: o também alemão Malte Huffmann, o francês Thibaud Lecuyer e o brasileiro Philipp Povel (que há 20 anos morava na Alemanha).

A empresa não divulga seus dados, mas segundo informações do mercado, deve fechar o ano com mais de 600 funcionários e com o impressionante faturamento de R$ 400 milhões. Além disso, a Dafiti alcançou em novembro deste ano mais de 3,6 milhões de visitantes únicos e 25 mil produtos à venda, se tornando um dos maiores varejistas online de moda e acessórios do Brasil.

HotelUrbano
O Hotel Urbano é um exemplo em adaptação mercadológica. Com menos de um ano de operações, o Hotel Urbano começou como compra coletiva no campo do turismo, mas depois se transformou em uma agência online de viagens com descontos em hospedagens. A empresa é a única que comercializa em um só lugar passagens rodoviárias para todo o país. Recentemente o perfil do Facebook da empresa ultrapassou a marca de um milhão de fãs.

Em novembro de 2011, o Hotel Urbano tornou-se líder do mercado brasileiro de sites de agências de viagens ao desbancar a Decolar. O HU alcançou 22,98% de participação em visitas, se distanciando da Decolar, que caiu para 19,77%. O Hotel Urbano levantou uma rodada grande de investimento da Insight Venture Partners.

Baby.com.br
A startup Baby.com.br foi criada pelos norte-americanos Davis Smith e Kimball Spencer-Thomas. A empresa vende produtos para as mamães como fraldas, papinhas, roupas e brinquedos. A Baby.com.br conseguiu investimento da Tiger Global e da Monashees Capital e ganhou uma nova e conhecida parceira em novembro de 2011.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados