San Francisco - O entusiasmo de investidores com empresas de tecnologia de capital fechado mais caras minguou no quarto trimestre do ano passado, com novos dados revelando que o crescimento dos chamados "unicórnios" desacelerou.

Apenas nove empresas de tecnologia tornaram-se unicórnios no último trimestre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela CB Insights, que acompanha investimentos de venture capital globalmente.

Este tipo de empresa é apoiada por venture capital e avaliada no mercado privado em 1 bilhão de dólares ou mais. O número compara-se a 23 companhias que tornaram-se unicórnios no segundo e terceiro trimestres.

"O cenário tornou-se muito negativo" no final do terceiro trimestre, disse o presidente-executivo e cofundador do CB Insights, Anand Sanwal, por email. Com a abundância de dinheiro disponível no mercado, as startups mantiveram com capital fechado mais tempo do que em booms de tecnologia anteriores, sustentadas por rodadas de financiamento de centenas de milhões, e até bilhões, de dólares.

De acordo com a CB Insights, há 144 unicórnios globalmente, avaliadas conjuntamente em 525 bilhões de dólares.

Tópicos: Empresas, Startups, Tecnologia