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Franquias | 13/04/2011 06:05

Jovens trocam mercado financeiro por salão de beleza

Dois amigos deixaram cargos executivos para abrir a MissBela, uma franquia de conversão de salões de cabeleireiros

Divulgação

Felipe Mansano e Lucas Mendes, no salão MissBela

Felipe Mansano e Lucas Mendes: aposta no mercado de beleza

São Paulo – Felipe Mansano e Lucas Mendes, ambos com 27 anos, se conheceram na Escola Politécnica da USP em 2002 e fizeram especialização juntos na França. Mansano trabalhava no Goldman Sachs e Mendes, na consultoria estratégica da Bain & Company. No ano passado, a dupla deixou o universo financeiro de lado e decidiu apostar em salões de beleza.

“A gente trabalhava no mercado financeiro e sempre acreditou no potencial de crescimento do setor de beleza e da nova classe média”, explica Mendes.

Os dois passaram um ano e meio projetando e pesquisando a MissBela, que funciona como uma franquia de conversão, em que se aplica a marca em uma salão de beleza já existente.

“O modelo de negócio que escolhemos é resolver um problema do cliente para montar um negócio que faça sentido. Nesse ramo, o principal entrave é a informalidade”, justifica Mansano. O principal modelo de franquia de conversão estudado pelos empreendedores foi o da rede de farmácias Farmais.

Os salões de bairro voltados para a classe C, com faturamento mensal entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, e que tem no dono o principal cabeleireiro são os principais focos de atuação da MissBela. “Escolhemos esse modelo de franquia porque descobrimos que a marca não teria nenhum diferencial competitivo saindo do zero, seria só um risco que a gente não queria correr”, diz Mansano.

A dupla de empreendedores estudou o mercado e descobriu que o principal problema dos salões é a mão de obra. “O giro é muito alto e a baixa fidelidade do profissional com o salão prejudica o dono. Para a pessoa se sentir a vontade, é importante que exista uma comunicação adequada e o colaborador é parte fundamental para isso”, diz Mansano.

Para proporcionar essa comunicação mais agradável e que fidelize os clientes, os jovens também investiram em um centro de treinamento, criando um banco de dados de profissionais.

“Nosso primeira foco de atuação, além da conversão, é transformar os colaboradores em bons profissionais. Temos um banco de pessoas cadastradas e acompanhamos a seleção dos escolhidos”, conta Mendes. Com palestras e aulas, os dois contam com a ajuda de um dos principais cabeleireiros de São Paulo, Ricardo Cassolari.
 

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