Aguarde...

Franquias | 25/11/2010 14:13

Franqueados Cacau Show reclamam de perda de lucratividade

Produtos com pouca saída e atraso em entregas também são reclamações de franqueados, que criaram associação própria

Cacau Show prevê chegar a mil lojas em 2010

Franqueados criam associação para levar reclamações à rede

São Paulo - Um grupo de franqueados da marca Cacau Show criou uma associação para levar uma série de reclamações à franqueadora, entre elas a perda de lucratividade da marca.

Os franqueados alegam que mudanças na tributação aliadas a exigências de que eles comprem itens que não têm boa saída no ponto de venda teriam levado à redução na lucratividade. Outra reclamação apresentada é o atraso na entrega de produtos, especialmente em datas cruciais para os negócios, como Natal e Páscoa.

De acordo com Paulo Henrique Tavares, sócio do escritório Vieira | Tavares Advogados Associados, representante legal da Associação dos Franqueados Cacau Show (AFCS), que tem cerca de 200 associados, o objetivo não é entrar em litígio com a marca, mas sim abrir um canal de comunicação com a rede. “Estamos de forma insistente tentando marcar uma reunião com a franqueadora para discutir o assunto, mas a Cacau Show não reconhece a associação”, diz o advogado.

Um franqueado da rede, que pediu anonimato, afirma que viu a lucratividade da sua loja decrescer cerca de 10% ao longo dos últimos dois anos devido a fatores como a substituição tributária e aumento na cobrança das taxas de mídia.

“Além disso, eles só disponibilizam alguns produtos importantes para as lojas em ‘pacotes’ que incluem outros itens que não têm uma saída tão expressiva”, destaca o franqueado. “A marca promete margem de lucro de aproximadamente 30%, mas, diante dos problemas enfrentados, esta lucratividade vem diminuindo gradualmente”, afirma Tavares.

Outro problema que os franqueados alegam enfrentar é o atraso na entrega de produtos, especialmente em datas de alta demanda. “Falta um mês para o Natal e ainda não recebemos nenhum item da linha de produtos natalinos, exceto pelos panetones”, diz outro franqueado.

Procurada pela EXAME.com, a Cacau Show se manifestou apenas por meio de comunicado. A rede afirma que o canal de comunicação oficial entre franqueado e franqueador é o Conselho dos Franqueados, criado há cerca de seis meses.

O conselho se reúne trimestralmente com representantes de franqueados de todo o Brasil e teria adesão de 95% dos franqueados, segundo a rede. “O Conselho de Franqueados é o foro para tratar de todas estas questões e o mesmo já se comprometeu a receber os representantes da associação na próxima reunião do grupo”, diz o comunicado.
 

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados