Aguarde...

Campus Party | 07/02/2012 14:13

Falta estímulo para os negócios sociais, dizem especialistas

Os negócios com foco nas classes de baixa renda ainda têm muito potencial, mas faltam incentivos

Débora Álvares

Palestrantes na Campus Party

Palestrantes na Campus Party: falta atenção aos negócios com foco social

São Paulo - Mudar o mundo e ganhar dinheiro. Esta é a proposta dos chamados negócios sociais, ideia que ganhou força nos últimos 10 anos. O grande foco desses empreendedores no Brasil, hoje, está na melhoria de vida das classes C e D. A afirmação é de especialistas que participaram de um painel sobre o assunto durante o evento Campus Party nesta terça-feira (7/2), em São Paulo. O aumento da renda da população menos favorecida, que fez crescer o poder de consumo, é o grande motivo desse novo movimento dos negócios.

Para o cientista político e sócio-fundador da Sementes de Paz, Omar Haddad, o grande potencial do mundo dos negócios atual está nas mãos das classes C e D, mas é preciso observar de perto a realidade antes de se aventurar. "Podemos identificar a oportunidade evidenciando a realidade dessa população para entender qual a necessidade", diz Haddad.

Apesar de promissor, o setor ainda enfrenta dificuldades para se estabelecer. Haddad fala em carência de políticas públicas e de mobilizações da sociedade. "É essencial mostrar que é possível ter esse tipo de empreendimento. Falta uma divulgação mais massiva e estímulos", reclama.

Inversão
Para o gerente Nacional de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, André Spínola, há um cenário fértil, tanto de clientes como de ideias, para os negócios sociais. O foco, porém, deve de ser o investimento produzir desenvolvimento econômico. "Tem que pensar nessa inovação não só criando coisas novas, mas adaptando os serviços. Inovação não é isso", conta.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados