Ensinamentos e habilidades que só a vida de empreendedor pode te dar 
Escrito por Antônio Carlos Guarini Perpétuo, especialista em empreendedorismo

Inúmeras pessoas buscam formação, ensinamentos, literatura, mentorias e “receitas” para empreender com sucesso, mas aqui prevalece aquela parábola do colaborador e seu líder:

- Chefe, como faço para ter o seu sucesso?

- Simples, apenas duas palavras: boas decisões.

- E como faço para tomar boas decisões?

- Mais simples ainda, uma palavra: experiência.

E o colaborador insiste...

- Mas como ganhar experiência chefe?

- Duas palavrinhas: más decisões!

Ou seja, na vida do empreendedor há aprendizados que só virão com a experiência do erro, com os desafios do dia a dia. E eles serão muitos, tenha certeza disso, por mais que você se prepare, que o plano de negócios seja bem elaborado e tudo detalhadamente planejado. Em seu livro “Paixão por Vencer”, Jack Welch, o cultuado executivo que transformou a General Eletric, diz que “gerenciar uma nova linha de produto de US$ 50 mil no primeiro ano é mais difícil do que gerenciar um negócio de US$ 500 milhões no vigésimo ano”.

Entendeu o tamanho do desafio? A sabedoria do novo empreendedor reside em identificar, em função do seu estágio de desenvolvimento pessoal e dos desafios do seu negócio, os seus gaps, e desenvolvê-los o mais rápido possível. O drama da coisa é que isso nunca para, pois o mercado e as empresas são muito dinâmicos e novos gaps surgem a cada dia. A postura de manter sua curiosidade intelectual em alta, ou seja, buscar continuamente o seu desenvolvimento pessoal, é essencial.

Mas alguns ensinamentos e aprendizados só mesmo a vivência de empreender trará.

Começo por um ensinamento chinês, de muita sabedoria, mas que a maioria dos novos empreendedores compreenderá a sua profundidade e passará a aplicá-lo muito tarde, depois de cometer muitos erros. É o dilema entre escolher o “curto caminho longo” ou o “longo caminho curto”. Só a experiência comprovará o acerto pela segunda opção, já que os atalhos costumam levar ao desastre e ao recomeço. Acredite, não há atalhos, principalmente se conduzirem por caminhos não alinhados com a ética ou a lei.

A habilidade de inspirar pessoas, conquistar seguidores e montar uma grande equipe capaz de entregar resultados surpreendentes representa um grande diferencial para o seu negócio, mas leva um bom tempo para ser desenvolvida. Outro ponto é a capacidade em tomar decisões - quando não há dados ou tempo disponíveis, com a visão dos impactos que elas terão no médio e longo prazo.

Um ensinamento precioso que também só se adquire ao longo da jornada é que, para chegar lá, você terá que gastar muito mais tempo, energia e recursos financeiros do que imaginava e o seu bom senso recomendava! Então você deve ser resiliente e prosseguir, pois nunca sabe o quão distante está do sucesso.

Alinhar o seu negócio ao seu propósito de vida é algo que também vem com o tempo. O desafio, neste caso, é definir o seu propósito, o que depende de busca e maturidade.

Se eu fosse eleger o maior de todos os ensinamento da vida empreendedora eu diria que: o esforço que você faz para colocar uma ideia em prática sempre se justifica, não só pela riqueza que ele possa gerar, mas também pela satisfação de ter contribuído para evolução do mundo a sua volta, de ter tornado a vida das pessoas mais produtiva, descomplicada, feliz, prazerosa e divertida. É o seu legado. 

Antônio Carlos Guarini Perpétuo é dono da rede de franquias Supera Ginástica para o Cérebro.

Envie suas dúvidas sobre liderança para pme-exame@abril.com.br.

Tópicos: Dicas de Empreendedorismo , Dicas para seu negócio, Empreendedores