São Paulo – A empresa catarinense Water Print Store trouxe uma novidade para a Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae/SP: as pinturas feitas pela técnica alemã de transferência em água (“Water Transfer Printing”).

O processo pode ser visto no vídeo ao final da matéria, gravado no evento. A película estampada é colocada sobre a superfície de um tanque cheio de água; um líquido ativador é borrifado na película, fazendo com que ela esteja pronta para ser colada ao objeto; ele é mergulhado dentro do tanque, e já sai estampado. Cinco a dez minutos após o mergulho, um verniz é aplicado, para dar maior proteção e brilho ao objeto.

Por meio dessa técnica de decoração, é possível estampar objetos de cerâmica, fibra de carbono, madeira, metais, porcelana e plástico – ou qualquer item que não seja prejudicado pela imersão em água). Na feira, o negócio estava pintando capinhas para celulares, molduras para interruptores, rodas de carro e canecas, por exemplo (veja a imagem acima).

O empreendimento nasceu há cerca de dois anos como um negócio de pintura automotiva, e ao longo do tempo desenvolveu os produtos necessários para realizar a pintura.

Há alguns meses, a Water Print Store contatou o grupo Pomar, escritório de franquias, para formatar a expansão do empreendimento. A opção escolhida foi a de licenciamento. "Estamos lançando na feira esse formato para testar a reação do público. É uma maneira de o cliente testar esse formato sem precisar fazer um pagamento mensal, como ocorre com os royalties nas franquias", conta Ian, um dos representantes do grupo Pomar em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Water Print Store vende todos os produtos necessários para o processo – um pacote licenciado para empreendedores sai por 9,9 mil reais no site da WPS

Veja como uma peça é pintada pela técnica de "Water Transfer Printing":

Tópicos: Empreendedores, Empreendedorismo, Pequenas empresas, Ideias de negócio, Sebrae