São Paulo – Transformar uma paixão ou um hobby em um negócio rentável é possível. Comida, arte e moda podem virar temas para empresas lucrativas, com consumidores dispostos a pagar pela qualidade daquilo que o empreendedor produz.

No livro “Make Money from Makes”, Emma Jones mostra que atividades como cozinhar ou costurar por prazer podem trazer lucros quando viram um trabalho integral e não algo feito só aos finais de semana para amigos e familiares.

Emma Jones é especialista em negócios e comanda a Enterprise Nation, companhia que apoia pequenas empresas. Depois de cinco anos como executiva, Emma criou seu próprio negócio aos 27 anos. Desde 2008, a autora já publicou outros seis livros, como o “The Start Up Kit”. No ano passado, junto com outros sete empresários, Emma ajudou a criar o StartUp Britain, uma campanha para incentivar o empreendedorismo entre os ingleses.

No livro, lançado nesta semana no formato digital, Emma ensina os empreendedores a como vender suas criações para clientes (fora os amigos e familiares), como criar e promover uma marca e como gerenciar as finanças. Além disso, a autora incentiva os empresários a adotarem a tecnologia para facilitar o trabalho, assim como ter uma presença online.

A obra traz histórias de quem conseguiu ganhar dinheiro a partir de um hobby, como a empreendedora Julie Dodsworth, que criou um negócio a partir de itens de decoração feitos artesanalmente.

Make Money From Makes: A guide to turning your hobby into a business

O livro dá dicas de como fazer o que você gosta e ganhar dinheiro com isso.

Autor: Emma Jones

Editora: Harriman House

Tópicos: Empreendedores, Empreendedorismo, Pequenas empresas