Aguarde...

Empreendedorismo | 15/06/2012 15:00

Como saber se uma ideia de negócio é boa?

Boa ou não, sua ideia precisa ser bem executada para sua empresa ter sucesso

Editado por Priscila Zuini, de

Stock.xchng

Ideia

Como saber se uma ideia de negócio é boa?
Respondido por Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo

Saber apenas se uma ideia é boa não vai fazê-lo bem sucedido. A chave do negócio está na aplicação dessa ideia ao mercado de forma prática. Muitas vezes quando ouvimos uma boa ideia temos a impressão de que aquilo já existe.

Um sentimento comum quando ouvimos uma boa ideia de negocio é dizer que aquilo era óbvio ou a famosa pergunta “como não pensaram nisto antes?”. É exatamente aí que está o grande desafio: fazer com que a ideia de fácil disseminação e que gere resultado financeiro. Mais importante do que uma boa ideia é ter uma boa oportunidade de negócios. É preciso que exista um mercado que pague por essa ideia.

Da mesma forma há uma grande diferença entre invenção e inovação. Uma inovação é um invento transformado em produto/serviço que o mercado aceite pagar. Já a invenção pura e simples, caso não tenha aplicabilidade prática e mercado endereçado, não adianta muita coisa.

Por fim, ainda mais importante do que ter uma boa ideia que gere uma boa oportunidade de negócios é ter um modelo de negócios consistente, ou seja, a sua oportunidade precisa gerar lucros para a empresa e ter possibilidade de crescer ao longo do tempo. Se você tem essa boa ideia, existem diversos fundos de investimentos de capital empreendedor que estarão dispostos a ajudá-lo tornando-se sócios do seu negócio e buscando essa escala de crescimento.

 Peterson Vilela Muta é advogado especialista em direito do trabalho

 


Marcio de Oliveira Santos Filho
 é associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil.


Envie suas dúvidas sobre empreendedorismo para 
examecanalpme@abril.com.br

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados