Aguarde...

Convívio | 28/12/2011 06:00

Como melhorar o clima de trabalho na sua empresa

Confira o que fazer para ter funcionários envolvidos em um ambiente mais agradável e produtivo

Camila Almeida, de

Dreamstime.com

Equipe trabalhando

São Paulo - Fofoca, estresse e descontentamento. Essas são algumas características de um ambiente de trabalho pesado, que contribui para uma equipe pouco disposta a buscar os melhores resultados para a sua empresa. Muita gente gostaria de trabalhar em ambientes como o criado pelo Google. Salas de jogos, cores vivas, sofás e poltronas confortáveis e descontração para aliviar o peso de ter que garantir os melhores resultados.

Para proporcionar um ambiente de trabalho mais leve, é preciso investimento e dedicação. “Passamos as melhores horas do dia e os melhores anos da nossa vida no trabalho”, enfatiza Maria Cecília Coutinho, professora do departamento de Mercadologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O clima desagradável compromete o rendimento dos funcionários e a própria atividade da empresa à sociedade.

Adriana Gomes, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), afirma que a proximidade do empreendedor com a equipe facilita identificar quando o ambiente não está dos mais agradáveis. “Às vezes, ele está tão envolvido no trabalho que não percebe o que alguém de fora, como uma consultoria, vê”, diz Adriana.

Os sintomas são notados no mapeamento de processos, quando há gargalos de produção e pontos de conflito. Parte do peso deste diagnóstico é do líder, que pode usar erroneamente da autoridade para impor processos que não seriam os mais adequados.

Na empresa Acesso Digital, conhecida por imitar os ambiente de trabalho descontraído do Google, os trabalhadores têm espaços para fazer pausas e até cuidar da saúde durante o expediente. “A gente acredita no conceito de liberdade. Aqui os funcionários podem trabalhar do jeito deles, de casa ou nos nossos ambientes, mas todos têm metas mensais para cumprir”, destaca o presidente Diego Torres Martins. Confira a seguir as dicas para tornar a sua empresa um local de trabalho agradável e fazer o trabalho render mais.

1. Tenha um ambiente confortável

Na própria decoração e disposição dos ambientes de trabalho, o gestor pode fazer modificações com a ajudar de um designer, para deixá-los mais agradáveis e confortáveis. A implantação destes ambientes deve funcionar como uma via de mão dupla, em que o empregado deve ser estimulado a frequentá-lo, mas deixando claro o que se espera sobre o desempenho dele. “Não adianta implantar se não existe essa cultura dentro da empresa”, diz Adriana. Por isso, não adianta fazer espaços de descanso e reclamar que as pessoas estão usando.

2. Fale sobre salário

Sobre comentários em relação à diferença salarial, o recomendável é que o assunto seja discutido com o RH da empresa. De qualquer forma, o salário também envolve o nível de competência que cada funcionário utiliza no trabalho.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados