Aguarde...

Inovação | 23/05/2012 15:52

Como inovar mais na pequena empresa?

Aproveite as características do ambiente da pequena empresa para inovar

Editado por Priscila Zuini, de

Dreamstime.com

Empreendedor

Pequenas empresas devem ter uma área de inovação?
Respondido por Guto Grieco, especialista em inovação

O ambiente das pequenas empresas já é mais propício para a inovação. O que alguns chamam de limitações são justamente aspectos que facilitam a inovação. Por exemplo, o fato de alguns funcionários acumularem funções e a limitação dos recursos financeiros.

A sobreposição de funções facilita o trânsito dos projetos de inovação. As equipes são naturalmente multifuncionais e a interação entre as áreas ocorre mais facilmente se comparada com as grandes empresas.

Inovar com menos recursos financeiros não é fácil, todavia, quando a inovação emerge nesse cenário geralmente é muito relevante.

As empresas crescem, se estruturam e, algumas vezes, acabam perdendo um pouco do vigor inovador das pequenas empresas. A partir de então, grandes empresas perseguem novamente algumas características das pequenas empresas para se tornarem mais inovadoras.

Sendo assim, por que não aproveitar as características inerentes às pequenas empresas e focar os esforços em projetos de inovação? É aí que as pequenas empresas geralmente se saem melhor do que as grandes!

 

Guto Grieco

 



Guto Grieco
é coordenador do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (CIC/ESPM).
 Envie suas dúvidas com a palavra inovação no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados