Pequenas empresas devem ter uma área de inovação?
Respondido por Guto Grieco, especialista em inovação

O ambiente das pequenas empresas já é mais propício para a inovação. O que alguns chamam de limitações são justamente aspectos que facilitam a inovação. Por exemplo, o fato de alguns funcionários acumularem funções e a limitação dos recursos financeiros.

A sobreposição de funções facilita o trânsito dos projetos de inovação. As equipes são naturalmente multifuncionais e a interação entre as áreas ocorre mais facilmente se comparada com as grandes empresas.

Inovar com menos recursos financeiros não é fácil, todavia, quando a inovação emerge nesse cenário geralmente é muito relevante.

As empresas crescem, se estruturam e, algumas vezes, acabam perdendo um pouco do vigor inovador das pequenas empresas. A partir de então, grandes empresas perseguem novamente algumas características das pequenas empresas para se tornarem mais inovadoras.

Sendo assim, por que não aproveitar as características inerentes às pequenas empresas e focar os esforços em projetos de inovação? É aí que as pequenas empresas geralmente se saem melhor do que as grandes!

 
Guto Grieco


Guto Grieco
é coordenador do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (CIC/ESPM).
 Envie suas dúvidas com a palavra inovação no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br

Tópicos: Dicas de Inovação de PME, Dicas para seu negócio, Empreendedores, Pequenas empresas