Aguarde...

Planejamento | 26/04/2010 12:36

Como fazer um plano de negócios

Aprenda a elaborar o documento e testar a viabilidade da empresa

Plano de negócios pequenas empresas

O planejamento é responsável por mais de 70% do bom andamento de uma empresa

O documento escrito no qual o empreendedor descreve em detalhes qual o negócio, como ele funciona e quais as metas da empresa, é um planejamento essencial para o bom andamento do empreendimento. Existem vários modelos de planos prontos que podem servir como guia, mas alguns pontos são essenciais em todos eles. O nível de detalhamento pode depender de qual será o seu uso. Um documento muito bem delineado pode ser aproveitado na hora da implantação da empresa, por exemplo. 


O planejamento é responsável por mais de 70% do bom andamento de uma empresa e o plano de negócios colabora para que isso aconteça. "Estudos feitos no Brasil mostram que a principal causa de falências em novos negócios se encontra em problemas gerenciais, que poderiam ter sido previstos e solucionados com planejamento adequado", diz Alex Taciano Müller, consultor e sócio da Ação Consultoria Empresarial e de Negócios. 

Antes de começar a colocar as informações no papel é importante fazer uma autoavaliação para ter certeza de se que leva jeito para ser um pequeno empresário. Esta avaliação também ajuda a compor um perfil dos sócios na apresentação da empresa. Existem três grandes blocos essenciais a serem explorados na elaboração do plano: apresentação da empresa, aspectos mercadológicos e aspectos financeiros. "O fundamental é tirar a ideia da cabeça e colocar no papel para testar a viabilidade no mercado antes de executar", explica Ênio Pinto, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

Apresentação da Empresa: deve conter desde os conceitos que justifiquem a criação da empresa até o modo como ela será estruturada. Nesta fase do projeto são estudados o histórico da empresa, seu planejamento estratégico e plano de operações, sua descrição legal, estrutura organizacional e equipe dirigente. Além disso, este ponto deve trazer uma descrição do produto ou serviço que será oferecido e seu diferencial.

Plano de Marketing: um detalhado estudo de mercado é pré-requisito para a elaboração desta parte. Analise o setor, a clientela, a concorrência, os fornecedores, as ameaças e oportunidades, os pontos fortes e fracos. "Empreender tem muito de sonho. Mas o sonho não pode ser embaçado, tem que ser muito factível", diz Nelson Ambros, diretor da Pool consultoria. Como as pesquisas de mercado costumam ser caras, a dica é procurar empresas juniores de universidades que oferecem o serviço por preços mais em conta. Com a análise mercadológica em mãos, faça uma apresentação das estratégias de marketing a serem adotadas pela empresa com o objetivo de otimizar seu desempenho organizacional. Elabore estratégias e projeção de vendas, política de preços e formas de distribuição. 

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados