Aguarde...

Startups | 14/12/2011 06:00

Como encontrar uma boa ideia de negócio

Veja dicas para fazer a escolha certa e ver seu empreendimento prosperar

Camila Almeida, de

Dreamstime.com

Criatividade se ensina?

São Paulo – Uma ideia pode parecer excelente na cabeça do empreendedor. A confirmação, no entanto, só vem quando ela sai do papel. Este é o processo mais difícil de quem quer abrir um negócio. É preciso provar que a oportunidade é mesmo viável.

Especialista em startups e fundador da Aceleradora, Yuri Gitahy diz que o primeiro passo é descobrir se você tem um perfil empreendedor e, então, partir para o projeto. Fazer cursos juda a analisar se aquela ideia pode mesmo virar negócio um dia.

Para o consultor do Sebrae-SP, Jorge Pereira, conhecer melhor os processos do negócio, daquilo que fica atrás do balcão e que o cliente não vê. Confira a seguir dicas de como identificar e encontrar uma boa ideia de negócio.

1. Busque um mercado

Ter demanda é a premissa básica de quem empreende, seja uma startup de alta tecnologia ou um comércio. Para encontrar uma oportunidade, é preciso saber o que as pessoas precisam e procuram. Procure conhecer os mercados fornecedor, concorrente e consumidor. “Tem que trocar ideias, sair e ver o que falta”, diz Pereira.

2. Converse muito

Guardar para si uma ideia não é a melhor decisão. O melhor é compartilhar o projeto com as pessoas certas e ouvir a opinião delas para saber como aperfeiçoá-lo. Gitahy comenta que é difícil que alguém copie sua ideia apenas ouvindo o projeto. “O segredo para reduzir essa chance a zero é convencer qualquer um de que você é a melhor pessoa para executar o projeto”.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados